Menu
Brasília

Evento no Cruzeiro promove o acolhimento e o resgate a cidadania de moradores de rua

Ação conjunta de órgãos do Governo do Distrito Federal e entidades da sociedade civil vão ofertar diversos serviços a esse público

Redação Jornal de Brasília

27/06/2019 15h18

Atualizada 28/06/2019 10h27

Da Redação
[email protected]

O Governo do Distrito Federal (GDF) uniu forças com entidades da sociedade civil para promover o evento Cruzeiro em Ação – Compartilhando Cidadania, que se trata de uma ação social destinada a resgatar a dignidade de pessoas em situação de rua. A ação tem como objetivo realizar atendimento integral a esse público. O evento ocorre no sábado (29), a partir das 9h, no estacionamento do Ginásio de Esportes do Cruzeiro, na SHCES Quadra 609 lote 2.

Entre os serviços previstos, estão acolhimento social, preenchimento/atualização do Cadastro Único, encaminhamento para a rede socioassistêncial, emissão de documento para isenção da segunda via da carteira de identidade, entre outros. 

 Nos últimos três meses, cerca de 50 pessoas foram atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Com isso, a Secretaria e a Administração Regional do Cruzeiro tiveram a iniciativa de realizar a ação na cidade do Cruzeiro como pontapé inicial de uma série de ações que serão realizadas.

 Além da Sedes e da Administração Regional do Cruzeiro, outros órgãos vão marcar presença na iniciativa.

 “Mais do que o atendimento pontual, estamos pensando na continuidade. Ou seja, vamos seguir acompanhando aquela pessoa com o objetivo de que ela se empodere e supera a situação de rua”, enfatiza o secretário de Desenvolvimento Social, Eduardo Zaratz. “Vamos contar com o apoio da Secretaria de Governo, que é uma pasta fundamental para essas ações nas cidades”, complementa.

 Estão programadas ainda ações de cuidados com a saúde e a higiene pessoal, orientações sobre serviços públicos, encaminhamento para outros órgãos de atendimento do Estado que não estiverem no evento.

 O Administrador do Cruzeiro, Cláudio Simões, afirma, “este trabalho pretende resgatar a dignidade das pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade, por meio de atendimentos a saúde, higiene pessoal, orientações e outros serviços.”

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado