Menu
Brasília

Estruturas do IGESDF atenderam mais de 2,5 mil pessoas com suspeita de dengue

Nesta semana, foram erguidas mais duas, em São Sebastião e Santa Maria. Do total de atendimentos, 1.096 casos foram confirmados

Redação Jornal de Brasília

12/03/2020 18h22

Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF

As quatro estruturas montadas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) para atender pessoas com suspeitas de dengue já consultou 2.534 pessoas na última semana. Duas delas começaram a funcionar em fevereiro, em Ceilândia e Sobradinho. Nesta semana, foram erguidas mais duas, em São Sebastião e Santa Maria. Do total de atendimentos, 1.096 casos foram confirmados.

O diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, considerou positivo o trabalho realizado pelas tendas, principalmente porque “elas estão agilizando o atendimento de centenas de pessoas com suspeita de dengue, e propiciando conforto e segurança para aqueles pacientes que precisam de hidratação e medicação”. O gestor ressaltou, também, o fato de as tendas aliviarem o atendimento nos prontos-socorros dos hospitais e nas UPAs, o que beneficia outros pacientes dessas unidades de saúde.
Em um recorte detalhado, de 17/2 a 11/3, na estrutura montada ao lado da UPA de Ceilândia, foram realizados 1.276 atendimentos, sendo pelo menos 767 casos confirmados. Na tenda ao lado da UPA de Sobradinho, no mesmo período, foram 1.085, sendo 257 positivos.

Nas tendas montadas nesta semana, de 10/3 a 11/3, na unidade de São Sebastião foram 67 atendimentos e 24 casos confirmados. No mesmo período, em Santa Maria foram 106 atendimentos, sendo 48 casos confirmados.

O modelo de atendimento é similar em todas as tendas montadas pelo IGESDF. São 50 metros quadrados e as estruturas contam com sala de triagem, consultório médico, 10 leitos de hidratação venosa e sistema de ar condicionado. Nos locais, é possível fazer o diagnóstico clínico, teste rápido e teste laboratorial e hidratação dos pacientes.

As tendas contam com médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, técnicos de laboratório, analistas de laboratório, auxiliares de atendimento e auxiliares de serviços gerais para fazer a limpeza.
O funcionamento é das 7h às 19h, todos os dias e, se necessário, o horário pode ser estendido para 24h por dia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado