Menu
Brasília

Estrutura para atender pacientes com problemas respiratórios é montada no Núcleo Bandeirante

Parceria entre o Iges-DF, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde monta estrutura em tempo recorde para atendimento junto à UPA do Núcleo Bandeirante

Redação Jornal de Brasília

23/03/2020 9h02

Nesta segunda-feira (23), começou a funcionar a tenda montada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante para atender pacientes com sintomas de problemas respiratórios. A estrutura ficará aberta à população todos os dias.

A tenda é fruto de uma parceria entre o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), a Secretaria de Saúde do DF e o Ministério da Saúde para fortalecer o combate e a disseminação do coronavírus. O atendimento será de 7h a 1h, mas, se necessário, pode haver assistência será 24 horas por dia.

A estrutura conta com uma sala para triagem/classificação, oito poltronas para atendimentos e medicação (se necessário) e dois leitos de emergência. Os pacientes que chegarem com sinais e sintomas que preencham os critérios de definição de caso suspeito serão acolhidos e encaminhados para espaço reservado. Aqueles que apresentarem os sintomas, terão amostras coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central da Saúde Pública (Lacen) para verificação.

Os considerados suspeitos serão orientados a fazer isolamento em suas residências. Pacientes que forem direcionados para os leitos de emergência, vão ser estabilizados e imediatamente transferidos para um hospital de referência da rede pública. Foram contratados 19 servidores para realizar o atendimento neste posto. Serão dois enfermeiros, dois técnicos em enfermagem e dois médicos, por turno durante o horário de atendimento.

Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

No sábado (21), o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), Sérgio Costa, juntamente com o coordenador-geral de urgência do Ministério da Saúde, Marcelo Barbosa, o arquiteto hospitalar do setor de urgência do MS, Thiago Almeida, e a superintendente de atenção pré-hospitalar do Iges-DF, Nadja Regina visitaram o posto de atendimento.

Sérgio Costa ressaltou a preocupação do governador Ibaneis Rocha com as medidas de prevenção ao coronavírus e de ampliação do atendimento a quem estiver com a doença. “O governador tem agido com rapidez e segurança e nos cobra, diariamente, alternativas para melhorar ainda mais o acolhimento dessas pessoas”, acrescentou.

Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Representando o Ministério da Saúde, Marcelo Barbosa aprovou a estrutura. “Ficou perfeita, passível de atendimento das necessidades da população”, disse. Barbosa exaltou o fato de ter sido construída e equipada em tempo recorde.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado