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Brasília

Escolas do Brasil conhecem Projeto Bilíngue da Casa Thomas Jefferson

A instituição já fechou parceria com 18 escolas e espera assinar mais contratos até o fim do ano

Redação Jornal de Brasília

19/08/2019 15h41

Foto: Henrique Kotnick/JBr

Mais de 40 representantes de escolas particulares em 11 estados participaram de uma imersão para conhecer o Thomas Bilíngue for Schools, programa escolar criado pela Casa Thomas Jefferson. A ideia é que escolas que desejam implementar o ensino bilíngue tenham acesso a uma solução completa em vez de partir do zero, utilizando a expertise do centro binacional. 

Os representantes das escolas assistiram a palestras desde o início do dia na instituição da Asa Norte. Entre os temas abordados, estavam tendências de inovação em educação e no ensino de inglês e informações detalhadas sobre como o programa bilíngue pode atender as escolas.

Uma das questões, por exemplo, é qual deve ser a carga horária em inglês na grade curricular. Algumas querem implementar o inglês em toda a grade, mas, para isso, os alunos precisam estar preparados.

A gerente acadêmica da Casa Thomas Jefferson, Isabela Villas-Boas, explicou que o programa disponibiliza uma tabela de implementação para que a grade se torne bilíngue gradualmente. “O programa Thomas Bilíngue for Schools não é uma aula de inglês, é uma aula em inglês”, afirma, ressaltando que o centro binacional cuida de tudo, inclusive da capacitação de professores das escolas parceiras.

“Entendemos que algumas escolas querem implementar, mas não têm a expertise para isso. A solução é mesmo completa, a escola não tem que se preocupar com absolutamente nada”, destaca a gerente.

O colégio Cesil, em Uberlândia, interior de Minas Gerais, está implementando o Thomas Bilíngue for Schools há seis meses. Segundo Renata Nunes, que veio participar da imersão deste ano representando o colégio, o impacto entre os alunos é visível. “Vemos uma mudança de pensamento dos alunos, os pequenininhos usando o inglês. O bilinguismo faz parte do dia a dia, do cotidiano, e é preciso estar preparado para esse mundo mais exigente”, acredita.

Andréa Regina, que veio representando o colégio Master, de Fortaleza, conta que a escola já iniciou a implementação de um programa bilíngue por conta própria, mas pensa em se tornar parceira da Casa Thomas Jefferson. “A gente tem há um ano. Ainda estamos em processo de implantação e pesquisa. A Thomas é uma escola que tem um nome muito forte, projetos interessantes”, disse.

 O Thomas Bilíngue for Schools tem foco em conteúdos acadêmicos. As aulas acontecem integralmente em inglês, proporcionando um ambiente de imersão no idioma. A instituição já fechou parceria com 18 escolas e espera assinar mais contratos até o fim do ano. 

Confira o vídeo na íntegra:

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