Menu
Brasília

Engenhão recebe retoques finais para estréia no Pan

Arquivo Geral

10/07/2007 0h00

Inaugurado no fim do mês passado no clássico entre Fluminense e Botafogo pelo Campeonato Brasileiro, o estádio olímpico João Havelange comporta uma estrutura moderna e recebe apenas os retoques finais para o início dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. A primeira apresentação do evento no local é na quinta-feira, às 15h30, no confronto entre Brasil e Uruguai pelo futebol feminino.

Nesta terça-feira, restavam apenas trabalhos simples no local, como a instalação de placas de sinalização e painéis com a marca dos Jogos Pan-americanos, além da montagem de estandes de patrocinadores. “Temos muito trabalho pela frente, mas vai dar tempo”, afirmou Mauro Roberto, um dos contratados pela prefeitura para trabalhar no Engenhão na fixação de painéis de propaganda da competição.

O problema mais visível estava na sujeira presente no estádio ainda em conseqüência do jogo entre Fluminense e Botafogo. Restos de copos e até pontas de cigarro foram encontradas nas cadeiras da entrada Sul, localizada atrás de um dos gols. Além disso, funcionários também consertavam algumas cadeiras que foram quebradas no clássico carioca.

Em contrapartida, os funcionários que vão operar as máquinas de raio-x nas entradas do Engenhão também estavam reunidos para receber algumas recomendações sobre o evento. Como acontece em todas as sedes, a segurança do local está bastante reforçada.

Outro lado: A beleza do Engenhão é indiscutível, mas moradores do bairro de Engenho de Dentro reclamam da falta de ações das autoridades nas proximidades do estádio. Em vários pontos do local, é possível ver prédios totalmente abandonados e com um aspecto envelhecido.

“Eles só se preocuparam em asfaltar as ruas e construir o estádio. Mas não foi feito mais nada”, comentou José Paulo Thiego, um dos moradores do bairro de Engenho de Dentro. “Para falar a verdade, as obras das sedes foram aceleradas nestes últimos dois meses. Eu tinha dúvida que conseguiriam terminar tudo”, completou.

Preocupação: Um sinal de alerta no Engenhão é a presença de uma obra na estação de trem de Engenho de Dentro. Muitos pedaços de paus e pedra estão soltos próximos da entrada Sul do estádio. A promessa é que a reforma será paralisada durante o Pan.

“Essa obra ainda vai longe. Mas fomos orientados a interromper na quinta-feira e começar uma limpeza geral aqui. Durante o Pan acho que não iremos mexer nisso aqui”, informou o pedreiro Cleiton Nascimento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado