Menu
Brasil

Enem é aplicado neste fim de semana para mais de 277 mil candidatos

Arquivo Geral

03/12/2016 13h27

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Começou às 13h30 (horário de Brasília) a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os 277.624 candidatos que não puderam fazer as provas no início de novembro, em razão da ocupação de escolas e universidades em diversos estados. Os portões foram abertos às 12h30 e a fecharam às 13h. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), nenhum dos 23 estados que estão sediando as provas apresentou registro de problemas até o momento.

Em Brasília, onde 8.503 estão inscritos nesta etapa da prova, o adiamento da data dividiu opiniões dos estudantes. Alguns reclamaram que a mudança trouxe mais ansiedade. “Achei que foi um pouco desnecessário, se adiou pra um, tem que adiar pra todo mundo. Fiquei um pouco mais ansiosa”, diz Edinalva Maria Santiago, 18 anos, que sonha em cursar medicina.

Já para Aline Conceição Silva, 18 anos, o tempo adiado serviu para intensificar os estudos. “Pra mim individualmente foi bom, porque os professores tiveram tempo de passar matérias que eles não tinham passado. Espero que a prova seja no mesmo nível que os outros, diz a estudante, que pretende fazer o curso de Direito.

Alguns alunos do 2° ano Ensino Médio que já tinham se inscrito no Enem para treinar, os chamados treineiros, reclamaram que a nova data coincidiu com o dia de realização da segunda etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília (UnB). Carolina Carvalho Santiago, de 16 anos, está no 2°ano e fez o Enem para se preparar. Um de seus alvos é o curso de medicina da UnB. Com a mudança da data ela teve que abrir mão da prova seriada. “Estudei muito. Esse adiamento não gostei muito, porque caiu bem na data do PAS e aí você teve que escolher se ia fazer o PAS ou o Enem. E o pior que os dois você paga, então é uma perda muito grande”, reclama. A jovem afirma que seus pais recorrerão às instituições responsáveis pelas provas para conseguir uma nova oportunidade para realização da etapa da UnB, ou para pedir ressarcimento do valor pago na inscrição.

A assessoria do Cespe, órgão responsável pela aplicação das provas da UnB, informou que os estudantes teriam que escolher e que não há a possibilidade de aplicação do exame em nova data ou ressarcimento da inscrição. O Inep reafirmou que as datas da prova foram escolhidas em conformidade com o cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade pra Todos (ProUni). No caso do PAS da UnB, a assessoria lembra que a prova deste fim de semana é direcionada para alunos do 2° ano do ensino médio, perfil que ainda não está apto para ingresso no ensino superior pelo Enem.

PAS

Ao todo, 43.599 estudantes do DF farão provas de conhecimentos e de redação em Língua Portuguesa neste fim de semana por causa da 1ª e 2ª etapas do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Hoje, são avaliados os alunos do Subprograma 2015, segunda etapa. No domingo, candidatos do Subprograma 2016 – primeira etapa. A consulta individual aos locais de prova está disponível no site do Cespe.

Os portões abrem às 12h e as avaliações iniciam às 13h, tanto neste sábado quanto no domingo. Os candidatos terão cinco horas no total para responder as questões e redigir a redação. A primeira etapa registrou 24.053 inscritos, enquanto a segunda, 19.546 inscritos.

Os gabaritos oficiais preliminares da prova de conhecimentos devem ser divulgados em 7 dezembro, a partir das 19h. Já o resultado provisório dos itens do tipo D e da redação em Língua Portuguesa está previsto para ser divulgado somente no ano que vem, em 22 de fevereiro.

O boletim de desempenho individual de cada participante dos Subprogramas será disponibilizado para consulta, provavelmente, em 5 de maio de 2017.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado