Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Empresários do DF já podem contar com linhas de financiamento do FCO

Caravana itinerante do Fundo Constitucional do Centro-Oeste entra em ação em administrações regionais e municípios da RIDE do Distrito Federal e Entorno

O atendimento itinerante da Caravana do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) foi oficialmente aberto nesta terça-feira (18) durante evento na Administração Regional do Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA). Os empresários das administrações regionais do SIA, Núcleo Bandeirante, Águas Claras, Park Way, Guará, SCIA/Estrutural são os primeiros a participar da caravana, que também envolverá as demais administração e os municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Entre esta quarta-feira (19) e segunda-feira (24), das 10h às 17h, os empresários locais que têm interesse em atendimento personalizado sobre linhas de financiamento podem comparecer ao posto de atendimento avançado na sede do sistema Fibra. Os organizadores da caravana pretendem gerar mais emprego e renda.

A secretária-executiva de Planejamento da Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (SEFP), Adriane Lorentino, ressaltou a necessidade de aumentar a execução dos recursos do FCO e destacou que a execução do DF em 2017 e 2018 ficou entre 5,7% e 5,9%, impactando negativamente na disponibilização de recursos de 2019.

“Antes, os recursos do FCO para o DF representavam 19%”, situou. “Com a baixa execução dos anos anteriores, esse percentual passou para 10%. Queremos reverter esse quadro e aumentar a nossa capacidade de financiamento e execução para promover o desenvolvimento do setor produtivo local”. Para este ano, o fundo dispõe de R$ 703 milhões em recursos para o DF – sendo 50% para o empresarial e 50% para o rural.

Programação

No DF, as caravanas do FCO são organizadas pela SEFP e pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), em parceria com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco Regional de Brasília (BRB) e o Banco do Brasil.

Estão sendo promovidas palestras, distribuição de material informativo e atendimento personalizado para os empresários locais. As caravanas contam com orientações das instituições financeiras, do sistema Fibra e do Sebrae. Os eventos iniciaram prosseguem até o final de julho (confira agenda).

Entre as vantagens oferecidas pelo fundo, destacam-se encargos financeiros diferenciados; bônus de adimplência de 15% sobre os encargos financeiros; isenção de tarifa de abertura de crédito (TAC) e Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF); e prazo ajustado à capacidade de pagamento.

Agenda da Caravana do FCO
27/06 (quinta-feira)
Plano Piloto (Administração de Brasília)
Lago Norte
Sudoeste
Cruzeiro
Lago Sul
Varjão
Candangolândia
Jardim Botânico

29/06 (sábado)
Taguatinga
Sol Nascente (implantação)
Vicente Pires
Samambaia
Brazlândia
Ceilândia

11/7 (quinta-feira)
Itapoã – PAD/DF

25/7 (quinta-feira)
Ride

Você pode gostar
Publicidade