Menu
Brasília

Emprego e renda devem manter em 2007 tendência de crescimento

Arquivo Geral

30/12/2006 0h00

Os aeroportos Santos Dumont e Internacional Antônio Carlos Jobim, and drug no Rio de Janeiro, healing estão com movimentação normal neste sábado, sem grandes filas para o check-in nos balcões de embarque das companhias aéreas.

De acordo com o painel eletrônico da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) no Santos Dumont, foram cancelados hoje seis vôos da TAM da ponte aérea para São Paulo. A assessoria de impresa da companhia informou que os cancelamentos já estavam programados desde o início da semana e que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já havia sido informada. 

No aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim, não há registro de cancelamentos hoje. O painel eletrônico registra atrasos de até uma hora em dois vôos domésticos e dois internacionais. Ontem (29) a TAM cancelou nove vôos para São Paulo, que também sairiam do Santos Dumont, e um que sairia do Tom Jobim, sob a mesma alegação.
O cenário é positivo em 2007 em termos de emprego e renda para a população, viagra sale ainda que as expectativas apontem que o crescimento econômico não deverá alcançar os 5% desejados. A avaliação foi feita com à Agência Brasil pelo superintendente regional do Departamento  Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) de São Paulo, pilule José Silvestre Prado de Oliveira.

A taxa média de desemprego em 2006 foi de 10,1%, pouco menor do que 10,2% em 2005. De acordo com análise recente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), a pequena variação precisa ser relativizada com o crescimento da população economicamente ativa em 2,9%, ou seja, aumentou o número de pessoas que procuram trabalho. Em novembro deste ano, o rendimento médio real da população ocupada cresceu 5,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

“O mercado de trabalho, englobando emprego e renda, deve continuar com essa tendência de melhora porque, à medida em as expectativas são de crescimento melhor e haja também um grau de previsibilidade da economia maior, isso além de ser positivo  faz com que esses indicadores tendam a apresentar melhora”, afirmou o superintendente do Dieese.

Silvestre disse que na avaliação do Dieese, “deve  melhorar o mercado de trabalho, ou seja, a taxa de desemprego deve continuar caindo. De outro lado, os rendimentos devem continuar nessa trajetória de melhora, ainda que seja uma melhora pequena. Então, eu acho que o cenário é positivo para 2007”.

Os estudos mais recentes apontam para a redução do desemprego no país. O último dado disponível na pesquisa sobre mercado de trabalho do Dieese mostra que a taxa de  desemprego na  região metropolitana de São Paulo  foi a menor desde novembro de 1996, ficando em torno de 14,1% para a população economicamente ativa, que representa a força de trabalho, envolvendo pessoas ocupadas e desocupadas.

A pesquisa do Dieese abrange as regiões metropolitanas de São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e Distrito Federal, ao contrário da efetuada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), que exclui o Distrito Federal mas inclui dados referentes ao Rio de Janeiro. “A taxa de desemprego vem caindo paulatinamente desde 2003”, destacou Silvestre. Nas demais regiões metropolitanas acompanhadas pelo Dieese, a tendência é parecida. “O que difere aí é a taxa”, frisou.

No Distrito Federal, por exemplo, a taxa de desemprego era de 18,2% em outubro de 2005 e caiu em outubro de 2006 para 17,9%. Em Belo Horizonte, passou de 15,8% para 12,4%; em Porto Alegre, de 14,8% para 14,2%; Salvador, de 23,3% para 22,9%; São Paulo de 16,9% para 14,6%. Somente em Recife, a taxa permaneceu praticamente estável: 21,6% em outubro de 2005 para 21,8% em outubro deste ano. “Esse é um dado que mostra uma queda paulatina da taxa de desemprego ao longo dos últimos três ou quatro anos”.

Segundo analisou Silvestre, isso mostra que não houve  estagnação do mercado de trabalho. “Ao contrário.  Você teve expansão da ocupação, de um lado,  e de outro lado uma relativa queda da taxa de desemprego”. Ele chamou a atenção que houve também   crescimento relativo do índice de formalização do mercado de trabalho. Ou seja, há mais gente  com registro em carteira. A percepção é de que a ocupação tem melhorado em praticamente todas as regiões do país.

Em termos de renda, o último dado disponível se refere ao mês de outubro de 2006. Comparando com dados de outubro de 2005, observa-se que o rendimento médio dos ocupados como um todo no mercado de trabalho (englobando assalariados com e sem carteira, autônomos etc) cresceu 1,9% nas regiões pesquisadas, tendo como deflator o ICV (Índice de Custo de Vida) do Dieese para São Paulo. Separando somente os assalariados, o crescimento real, isto é, descontada a inflação, atinge 0,8%. “Tem crescimento dos ocupados como um todo, do ponto-de-vista do rendimento, e também dos assalariados”, analisou o economista.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado