Menu
Brasília

Em prazo final de matrículas na rede pública do DF, escolas têm dia movimentado

Arquivo Geral

14/01/2019 20h05

Foto: Raianne Cordeiro/ Jornal de Brasília.

Ana Karolline Rodrigues

[email protected]

O prazo para alunos da rede pública do DF se matricularem nas escolas, iniciado no dia 8 de janeiro, terminou nesta segunda-feira (14). Em escolas  do Distrito Federal o dia foi bastante movimentado por pais que buscavam até o último dia matricular os filhos para o ano letivo de 2019. Segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal, a estimativa é que cerca de 36 mil novos estudantes tenham se efetivado na rede pública este ano. Quem perdeu o prazo deverá tentar uma vaga remanescente a partir do dia 19 de janeiro.

No Centro de Ensino Fundamental 1 do Cruzeiro, secretária Eliane Pereira da Silva informou que o dia foi bastante corrido. Segundo ela, mesmo com turmas superlotadas, com cerca de cinco alunos a mais em cada uma, o colégio ficou com vagas faltando. “A gente tem um saldo negativo de vagas aqui”, disse.

De acordo com a secretaria da escola, o CEF 1, como um colégio sequencial, recebe alunos de outras escolas sequenciais, isto é, alunos que terminam uma fase escolar em uma instituição e são repassados para um novo colégio para a próxima série. Segundo Eliane, a escola recebeu 47 novos alunos do primeiro ano e 97 do sexto ano. Os demais estudantes da instituição de ensino fundamental, que apenas estão avançando de série, têm a matrícula renovada automaticamente.

Eliane exibe a quantidade de matrículas feitas no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 do Cruzeiro. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília.

A secretaria da escola da rede pública ainda contou que alguns alunos não renovaram a matrícula por terem sido sorteados para o Colégio Militar e, somente então, novos alunos de outras escolas puderam se matricular para cobrir estas vagas. “Foram 13 novos alunos do primeiro ano, dois do quarto ano, seis do terceiro e cinco do sexto ano”, informou. De acordo com Eliane, porém, a escola ainda não tem um número de alunos que deixaram de renovar a matrícula.

Vagas remanescentes, só no site

Segundo a Secretaria de Educação do DF, o balanço total das matrículas feitas e da quantidade de vagas remanescentes será informado no site do órgão público até o fim desta semana. Para os novos estudantes que não conseguiram se matricular no período de 8 a 14 de janeiro, estas vagas poderão ser preenchidas do dia 19 ao dia 23 deste mês. Todo o processo seletivo, de acordo com a Secretaria, será realizado por meio on-line. Para se candidatar, interessados devem acessar o site da Secretaria no prazo informado.

Último dia para matrículas nas escolas públicas no DF. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília.

Serviço

A confirmação das matrículas é necessária para todas as etapas de ensino – infantil, fundamental, médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No site da Secretaria de Educação (http://www.se.df.gov.br/) é possível verificar a unidade em que o estudante foi contemplado.

Para garantir a vaga, os pais precisam procurar as escolas com toda a documentação:

Original e cópia da Certidão de Nascimento, RG e CPF dos pais;

CPF do estudante;

Duas fotos 3X4;

Comprovante de residência;

Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH;

Cópia do Cartão de Vacina atualizado, no caso de Educação Infantil;

Declaração Provisória de Matrícula (DEPROV), ou Histórico Escolar, no caso de Ensino Fundamental, Médio e EJA.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado