Menu
Brasília

e-Identidade: novo aplicativo lançado pela PCDF

O aplicativo tem como objetivo diminuir o tempo de acesso e a quantidade de documentos que o cidadão deve carregar diariamente, evitando perdas e extravios

Aline Rocha

10/06/2019 12h43

Foto: Agência Brasília

Aline Rocha
[email protected]

A partir desta segunda-feira (10) a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) lança o aplicativo e-Identidade, que tem como objetivo acessar, de maneira mais rápida, os dados presentes na carteira de identidade digital (CI). O aplicativo deve diminuir o tempo de acesso à informações com a praticidade dos smartphones. Por enquanto, o aplicativo só está disponível para usuários do sistema Android.

A partir de agora, o cidadão que possuir o aplicativo poderá consultar a qualquer momento as seguintes informações: CPF, DNI, Título de Eleitor, CTPS, NIS/PIS/PASEP, Certidão Militar, Identidade Profissional, CNS e CNG. A função é agregar tecnologia e informação com o acesso rápido aos documentos.

O acesso à diversos documentos será mais rápido e haverá redução da quantidade dos documentos físicos que as pessoas devem portar diariamente, sendo um meio mais prático e seguro, reduzindo o número de perdas e extravios das documentações. “Nenhum outro estado da Federação possui essa ferramenta. O Distrito Federal será o primeiro a disponibilizar”, afirma o diretor-geral da PCDF, Robson Cândido da Silva.

Foto: Divulgação/PCDF

“Ao validar a sua identidade digital, utilizando o aplicativo desenvolvido pela PCDF, o cidadão poderá dispor de outros serviços, como os endereços e telefones de unidades policiais mais próximas e a capacidade de verificação de autenticidade de carteiras de identidade de terceiros, entre outros”, afirma Raimundo Cleverland, diretor do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

“Sabemos que, atualmente, a utilização de aplicativos de celular para acessar diversos serviços públicos tem se tornado corriqueira, motivo pelo qual a adesão ao eIdentidade deverá ocorrer de maneira rápida e fácil em razão dos benefícios e facilidade de acesso ao aplicativo pela população em geral”, finaliza Cleverland.

Foto: Agência Brasília

Confira os principais benefícios do e-Identidade:

  • aumento do uso da carteira de identidade pela população do DF;
  • acesso aos serviços agregados na carteira de identidade digital;
  • verificação de autenticidade das carteiras de identidade pela população e por agentes de Segurança Pública.



    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado