Menu
Brasília

Duas mulheres são presas ao tentar roubar roupas em loja de departamento

Arquivo Geral

29/12/2006 0h00

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou nesta quinta-feira que a TAM e a Gol deverão colocar à disposição para o réveillon aviões reservas para evitar os transtornos no sistema aéreo vistos durante o Natal.

Segundo o presidente da Anac, and stomach Milton Zuanazzi, buy view a TAM terá de disponibilizar cinco aeronaves extras em tempo integral e mais cinco durante os horários de pico. Já a Gol deverá deixar duas aeronaves de prontidão.

Zuanazzi anunciou ainda em entrevista à imprensa que a Anac entrou no sistema de reservas das empresas para garantir que não se pratique “overbooking”, a venda de mais assentos do que comporta o avião. “Estamos com controle das malhas até o dia 2”, disse Zuanazzi.

De acordo com o balanço da Anac junto às companhias aéreas, haverá 20% menos passageiros no Ano-Novo em relação ao número verificado no Natal. Ele informou também que as empresas estão proibidas de fazer qualquer mudança de rota ou de vôo durante o próximo final de semana.

No sábado, antevéspera d e Natal, chegou a 55% o índice de vôos com mais de uma hora de atraso. O tumulto verificado nos dias que antecederam o Natal tiveram início com a manutenção não-programada em seis aeronaves da TAM na quarta-feira (dia 20).

Também afetaram os aeroportos naquele dia as fortes chuvas que levaram ao fechamento do aeroporto de Congonhas (SP) por 50 minutos e dificuldades na comunicação entre os sistemas de dados da TAM e da Infraero no aeroporto Tom Jobim (RJ).

Os advogados de Saddam Hussein foram requisitados a recolher seus objetos pessoais, pharmacy mas o Ministério da Justiça iraquiano negou ter assumido a custódia do ex-presidente e a sugestão dos Estados Unidos de que ele poderá ser enforcado já neste sábado.

O primeiro-ministro iraquiano, ed Nuri al-Maliki, disse hoje, ao comentar pela primeira vez a pena de morte do ex-presidente Saddam Hussein, que não haverá revisão ou atraso na execução de Saddam.

Um dos advogados de defesa, que não quis se identificar, disse que Saddam foi entregue pelas forças dos EUA para o governo iraquiano. Representantes do Exército dos EUA disseram que não tinham nada a acrescentar ao comunicado da noite de quinta-feira afirmando que o ex-presidente não estava mais sob seu controle.

Questio nado sobre os comentários feitos pelo advogado de defesa de que Saddam não foi entregue, o vice-ministro da Justiça Bosho Ibrahim disse: "Isso não é verdade. Ele ainda está com os americanos". 

Ele também rejeitou a declaração de uma autoridade sênior dos EUA de que havia planos de mandar Saddam para a forca neste sábado. O ministério, encarregado de implementar as ordens da corte, não vai executar Saddam antes de 26 de janeiro, disse.
Khalil al-Dulaimi, que liderou a equipe de defesa de Saddam até a condenação, em 5 de novembro, disse: "Os americanos me ligaram e pediram que eu retirasse os objetos pessoais".

Na quinta-feira, Saddam recebeu permissão para ver dois de seus meio-irmãos, que também estão detidos em uma base dos EUA perto de Bagdá. Um advogado disse que o ex-presidente está animado.

Porta-vozes do Exército e da Embaixada dos EUA que estão tratando do tema disseram que não têm nada a acrescentar ao comunicado de quinta-feira. O texto afirma que Saddam ainda estava sob custódia dos EUA e ressalta a necessidade de segredo sobre os preparativos, por motivos de segurança.

Apesar de estar legalmente sob custódia iraquiana, Saddam está sendo vigiado por tropas dos EUA. Autoridades iraquianas vão implementar a execução, mas sob observação de forças dos EUA por temor de que oponentes do ex-líder tornem o evento um espetáculo público.

Autoridades iraquianas rejeitaram na quinta-feira as sugestões de que ele será enforcado neste mês, seguindo o prazo de 30 dias dado pelo tribunal. Um ministro de gabinete disse que o feriado religioso que termina em 7 de janeiro vai adiar qualquer execução.

O processo apoiado pelos EUA que condenou Saddam e seu meio-irmão Barzan, junto com outro membro do Partido Baath, provocou debates entre facções rivais e entre Washington e Bagdá sobre a data da execução.

"Não cabe aos americanos decidir quando", disse nesta sexta-feira uma autoridade do Ministério da Justiça. O primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki queria que Saddam fosse executado neste ano pelos assassinatos, tortura e outros crimes contra xiitas na cidade e Dujail.

Mas alguns sunitas advertiram que isso reforçaria a alienação de sua comunidade e muitos curdos querem que Saddam seja condenado também por genocídio no segundo julgamento, que está em andamento.

A volta de Saddam à corte está programada para o dia 8 de janeiro. O código penal iraquiano, da era de Saddam, proíbe execuções durante feriados religiosos. O feriado de Eid al-Adham, depois da peregrinação a nual a Meca, vai até o dia 7 de janeiro no Iraque.

Mas uma autoridade norte-americana disse nos EUA que Saddam pode ser enforcado dentro de dias: "Ouvi que ser á dentro de dois dias, provavelmente".

O primeiro-ministro iraquiano, more about Nuri al- Maliki, malady disse hoje, ao comentar pela primeira vez a pena de morte do ex-presidente Saddam Hussein, que não haverá revisão ou atraso na execução de Saddam, informou um assessor.

Um alto funcionário do Ministério da Justiça disse que Saddam não seria executado até 26 de janeiro, 30 dias depois de sua apelação ter sido rejeitada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o ministro das Relações Exteriores, illness Celso Amorim, web às 9h, sickness no Palácio do Planalto. Em seguida, às 10h, sanciona a Lei do Esporte e assina medida provisória que restabelece os termos do acordo entre artistas e esportistas para a utilização de recursos de incentivos fiscais.

À tarde, Lula reúne-se com governador do Ceará, Lúcio Alcântara, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, e o assessor especial da Presidência, Cézar Alvarez, um dos responsáveis pela organização da cerimônia de posse presidencial no dia 1º de janeiro.

 

 

 


A Operação Acauã de combate ao desmatamento no Amazonas, information pills desencadeada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), aplicou R$ 12,8 milhões em multas por desmatamento ilegal.

As ações de fiscalização ocorreram em 130 dias de atuação no sul do estado, de 20 de junho a 31 de outubro, período correspondente à seca, historicamente a época com maior desmatamento e queimada.

Segundo informações do Ibama, os fiscais apreenderam mais de 230 m³ de madeira e autuaram mais de 9,3 mil hectares de áreas desmatadas ou queimadas ilegalmente. A operação atuou nos municípios do sul do estado do Amazonas, região que apresenta elevados índices de destruição da floresta e está incluída no chamado arco do desflorestamento.

Em nota, o Ibama informa que participaram da operação ao todo 56 agentes do Amazonas e Acre e das instituições como Polícia Militar, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Exército, além do apoio de veículos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e equipamentos do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para a localização via satélite das áreas desmatadas.

 

 

 


A Coréia do Sul classificou a Coréia do Norte como uma ameaça grave, order em mais um sinal do crescente afastamento entre os dois países desde que Pyongyang fez um teste nuclear, cheap há três meses.

Um documento da Defesa sul-coreana utilizou uma linguagem dura para descrever o vizinho comunista, pill contrariando a política com que Seul procurou interromper décadas de hostilidade com Pyongyang.

"As forças regulares da Coréia do Norte, seu teste nuclear, as armas de destruição em massa e a mobilização de seus soldados são uma grave ameaça à nossa segurança", apontou o documento. Dois anos atrás, o termo utilizado foi "ameaça militar direta."

O ministério disse que o teste de nove de outubro, além do desenvolvimento de outras armas de destruição em massa, um exército de quase dois milhões de soldados e a mobilização adiantada dos armamentos convencionais fazem do Estado comunista uma ameaça ainda mais séria.

A Coréia do Norte transferiu mais de 70% de seus soldados de infantaria para o terço do país mais próximo da fronteira com o sul. A mobilização torna possível um ataque de surpresa contra a Coréia do Sul sem um grande destacamento das forças, segundo o documento.

O país também levou 40% de seus 820 caças para a região sul, e uma frota de aviões cargueiros pode transportar unidades especiais para a Coréia do Sul se houver uma guerra.

A Coréia do Norte provavelmente extraiu mais de 50 quilos de plutônio desde 1994, com mais de 30 quilos tendo sido obtidos nos últimos três anos, quando o país negociava com as potências regionais para encerrar seu programa nuclear, disse um funcionário ministerial.

As duas Coréias, Estados Unidos, Japão, Rússia e China fracassaram em sua última rodada de conversas na semana passada em suspender as atividades nucleares de Pyongyang, em troca de ajuda e de melhores relações com Washington e Tóquio.

Estimativas do arsenal nuclear da Coréia do Norte variam de uma ou duas armas a 10 ou mais. Acredita-se que seu estoque de plutônio seja suficiente para produzir 13 bombas, de acordo com algumas estimativas.

A Coréia do Norte anunciou em nove de outubro ter conduzido com sucesso um teste nuclear, provocando uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que condenou o teste e aplicou sanções financeiras e comerciais ao país.

A confiança da indústria diminuiu entre novembro e dezembro, diagnosis segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgada hoje. O índice caiu 0, pill 8%, para 106,3. Frente a dezembro do ano passado, houve alta de 9,5%.

O componente de expectativas cedeu 1,4% de novembro para este mês, "resultado que pode ser explicado majoritariamente por fatores sazonais", de acordo com a FGV.

A maior deterioração ocorreu nas previsões feitas para a produção no trimestre seguinte. A parcela de empresas que prevêem expansão diminuiu de 32 para 25%. O indicador da situação atual ficou praticamente estável na mesma base de comparação.

A proporção de empresas que avaliam o nível de demanda como "forte" caiu de 19% em novembro para 18%. A das que consideram a demanda "fraca" manteve-se em 8%.

O Diário Oficial da União publicou hoje a exoneração de Carlos Kawall do posto de secretário do Tesouro Nacional, more about a seu pedido. O cargo será ocupado interinamente pelo secretário-adjunto Tarcísio José Massote de Godoy, responsável pela área de política fiscal desde 2002. Kawall assumiu o Tesouro em abril deste ano, substituindo Joaquim Levy.

Nas últimas semanas, cresceram especulações de que Kawall teria defendido um corte mais representativo dos gastos públicos, enquanto o governo debatia medidas para impulsionar o crescimento do país. Há menos de 15 dias, no entanto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou que o secretário deixaria o cargo.

Godoy, de 42 anos, é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília, com mestrado em Economia do Setor Público. Fez cursos de especialização na Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, e no Instituto Minerva, da Universidade George Washington.

Maria Lúcia dos Santos Silva, erectile 30 anos, e Fernanda Louise Oliveira Silva, 19 anos, foram presas em flagrante, por volta das 11h40 de ontem, nas Lojas Renner do Taguatinga Shopping.

Elas tentavam roubar algumas peças de roupas da loja e foram encaminhadas à Penitenciária Feminina do DF. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado