Menu
Brasília

Distrito Federal tem deflação de 0,05% em maio

Codeplan afirma que queda no preço das passagens exerceu impacto no índice de deflação

Aline Rocha

07/06/2019 14h30

Foto: Agência Brasil

Da Redação
[email protected]

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou deflação de 0,05% em maio no Distrito Federal (DF).

A inflação foi a menor registrada, junto a do Rio de Janeiro, entre as 16 regiões pesquisadas pelo IBGE. Esse valor segue o sentido oposto ao da inflação brasileira, que chegou a 0,31%. A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) afirmou que, segundo análise, o preço de passagens aéreas, variando negativamente em 12,74%, teve grande impacto no índice.

“Como ela (a passagem) tem peso grande na cesta de consumo, ela basicamente carregou o resultado da inflação em maio”, explica Clarissa Jahns Schlabitz, gerente de Contas e Estudos Setoriais da Codeplan.

No grupo transportes, houve também queda no preço dos automóveis novos (-1,07%) e dos serviços de conserto de automóvel (-0,84). Entre os alimentos e bebidas, vale destacar as quedas do feijão carioca, -13,86%, tomate, -9,24%; e mamão, -19,92%. Parte deste resultado está relacionada à sazonalidade de alguns alimentos e à redução das chuvas.

Foto: Agência Brasil

 

Com informações de Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado