Menu
Brasília

Dia das Mães: MPDFT conecta presos infectados por coronavírus a seus familiares

A iniciativa buscou minimizar os impactos psicológicos dos presos por causa das medidas tomadas para contenção do vírus

Redação Jornal de Brasília

08/05/2020 14h07

Foto: Divulgação/MPDFT

Com a chegada do Dia das Mães, celebrado neste domingo (10), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizou ação que conectou presos infectados pelo novo coronavírus a suas mães e esposas. Coordenada pelo Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri/MPDFT), a iniciativa buscou minimizar os impactos psicológicos dos presos por causa das medidas tomadas para contenção do vírus. 

Quatro servidores do Nupri trabalharam em tempo integral para entrar em contato com mães e familiares de detentos que se recuperam da Covid-19. Eles solicitaram a gravação de um vídeo com mensagens que foram mostradas aos presidiários entre quarta (6) e quinta-feira (7), por meio de dispositivos eletrônicos. Ao todo, 128 familiares enviaram vídeos que foram apresentados para os presos. Em resposta, os internos poderão escrever cartas que serão entregues às mães e familiares.

A ação é acompanhada diretamente pelos coordenadores do Nupri, Claudia Tomelin e Jorge Manzur, e por representantes da Vara de Execuções Penais do DF (VEP-DF), com o apoio da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe). A visita foi autorizada pela juíza da VEP, Leila Cury, que conversou com os presos e explicou que o isolamento não é uma punição, mas uma medida sanitária para evitar o contágio por Covid-19.

A promotora de Justiça Cláudia Tomelin, do Nupri, reforça que o Ministério Público tem trabalhado para reduzir as consequências da pandemia no sistema carcerário. “Além de garantir a segurança pública do DF e a saúde de presos e servidores, é preciso pensar em medidas que humanizem o sistema e que tragam mais proteção e conforto aos envolvidos nesta situação”, afirma.

Desde março, por decisão da VEP, as visitas estão suspensas. Como compensação, houve o aumento da duração do banho de sol e o acesso à televisão e à leitura. Os detentos que testaram positivo para a Covid-19 estão em ala isolada e, tanto eles quanto aqueles que possivelmente tenham tido contato com a doença, são monitorados diariamente. O MPDFT solicitou, como ação compensatória também, a viabilização do contato telefônico periódico de presos com familiares. Pediu, ainda, tratativas com a Ouvidoria do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para a implantação do projeto Visita Virtual, que permite interação de presos com a família por meio de videoconferência.

Medidas sanitárias também foram intensificadas, com a higienização das celas e dos pátios de banho de sol, ampliação das equipes de saúde, reforços nos procedimentos de triagem e avaliação médica aos presos que ingressam nas unidades prisionais, separação de indivíduos que integram o grupo de maior vulnerabilidade e risco e isolamento em cela separada de qualquer indivíduo que apresente sintomas.

 

Com informações do MPDFT

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado