Menu
Brasília

DF terá 10 mil policiais, bombeiros e agentes de trânsito nas ruas durante eleições

Arquivo Geral

24/09/2018 21h00

Foto: André Borges/Agência Brasília

Rafaella Panceri
[email protected]

O esquema de segurança para as eleições gerais já está definido no Distrito Federal — tanto para o dia 7 de outubro, quando acontece o primeiro turno, quanto para o dia 28, no segundo turno. O planejamento da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF) foi apresentado nesta segunda-feira (24) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, de acordo com a pasta, está mais simples neste ano com a criação do Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB) — centro de gestão compartilhada que reúne 22 órgãos. Ao todo, 10 mil pessoas estarão envolvidas na segurança da capital no período, incluindo policiais, agentes de trânsito e bombeiros.

Segundo a Polícia Militar, o policiamento nas áreas próximas aos quatro galpões onde as urnas eletrônicas estão guardadas foi reforçado hoje. Além disso, o efetivo empregado nas eleições gerais será de 6,8 mil militares. A Polícia Civil garantiu que as delegacias ficarão abertas de 8h às 20h e que terá 2,4 mil policiais à disposição para atender à população nas datas.

Patrulha comum continua
O Corpo de Bombeiros Militar do DF disponibilizará 623 militares no período e o Departamento de Trânsito, por sua vez, desloca um efetivo de 120 agentes — exclusivos para as atividades ligadas à eleição. Além deles, 200 servidores vão atender a demandas comuns do fim de semana.

Segundo o coronel Julian Pontes, subsecretário de operações integradas da SSP-DF, o planejamento foi feito de maneira integrada com representantes das forças de segurança para atender à demanda do TRE. “Todas já estão com o planejamento garantido para as eleições. A secretaria deve empregar em torno de 10 mil homens e vai criar um gabinete integrado de acompanhamento e resposta”, ilustra. Interno ao CIOB, o gabinete será formado por dirigentes dos órgãos envolvidos na segurança da capital.

Lá, eles darão o “tratamento adequado a atividades e eventos imprevistos no protocolo”. Para o subsecretário, a solução aumenta o tempo de resposta do Estado e otimiza recursos humanos e logísticos. “Com a integração, todos conhecem o planejamento de todos. Isso evita sobreposição de ações, inclusive”, comenta.

Apesar da atenção voltada às eleições, as forças de segurança manterão o expediente comum. Como afirma o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, “a cidade não para”. Ele explica que, além da rotina diária, o departamento marcará presença em locais de grande circulação de veículos e pessoas para atender a qualquer tipo de solicitação. Para isso, haverá à disposição uma aeronave, motocicletas, viaturas, guincho e agentes espalhados pelas vias do DF.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado