Menu
Brasília

DF registra primeira morte por chikungunya

Arquivo Geral

04/12/2016 19h20

Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Saúde confirmou neste domingo (4) a primeira morte por chikungunya no Distrito Federal. A vítima é um idoso de 66 anos, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho em 1º de julho. No dia, o paciente apresentou dor abdominal, cardiopatia e hipertensão, o que dificultou, em primeiro momento, um diagnóstico mais preciso a ponto de identificar de imediato do que realmente se tratava.

O homem morreu três dias depois [4 de julho], em decorrência de complicações. Mas o caso foi confirmado e repassado ao Ministério da Saúde somente no fim do último mês. De acordo com a SES-DF, o idoso teve de ser internado na Sala Vermelha da UPA, equipada com aparelhos semelhantes aos de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em nota, a pasta garante que realizou todos os procedimentos necessários e que a situação epidemiológica do DF está sob controle. O órgão ainda reforça que não há motivo para a população entrar em pânico.

Desde o começo deste ano até a semana passada, a Secretaria de Saúde confirmou 163 casos de chikungunya no DF. Desse total, apenas dez envolvem moradores de outros estados, que foram atendidos em centros de saúde daqui. Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Gama, Asa Norte e Sobradinho I são as regiões que apresentam maior número de casos. Juntas, atenderam 84 pacientes com a doença, representando 55% dos casos ocorridos.

A chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é vetor de febre amarela, dengue, vírus da zika e febre de mayaro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado