Menu
Brasília

DF registra chuva com ventos e raios nesta segunda (23); Defesa Civil emite alerta

Em Samambaia, um garoto de 13 anos sofreu uma parada cardíaca após ser atingido por um raio. Confira as recomendações da Defesa Civil

Redação Jornal de Brasília

23/12/2019 21h00

Foto: Getty Images

Como previu o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a segunda-feira (23) está sendo marcada por fortes chuvas em todo o Distrito Federal. Foi possível presenciar raios e ventos com rajadas em vários pontos da capital.

Entre as ocorrências, foi registrada a queda de um raio que atingiu um garoto de 13 anos, em Samambaia. A descarga elétrica provocou uma parada cardíaca no jovem, que foi encaminhado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Samambaia e, posteriormente, para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

Por conta dos raios, das rajadas e da forte chuva, a Defesa Civil emitiu um alerta. O órgão orienta a população a procurar locais seguros. Em caso de destelhamento de casas, o ideal é se abrigar debaixo de mesas e camas ao invés de sair de casa para procurar abrigo em outra residência.

Equipamentos ligados à rede elétrica devem ser evitados. Na rua, é recomendável passar longe de locais muito expostos a raios, como campos e quadras esportivas. Não se deve segurar objetos metálicos longos.

Para motoristas, a recomendação é que sejam evitados locais alagados. e o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo nem arriscar a própria vida. Em caso de alagamento inevitável, a orientação é sair do carro imediatamente e buscar um local seguro”, diz o texto.

“Em situações de emergência, o primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros Militar do DF, pelo 193. A Defesa Civil é chamada pelos bombeiros quando há ameaça iminente de desabamento de estruturas. O canal direto com o órgão é o 199 ou ainda o (61) 3362-1906.”

Para receber os alertas da Defesa Civil, é necessário realizar um cadastro prévio. Para solicitar o recebimento das mensagens, o interessado deve enviar o CEP de sua residência via SMS para o número 40199.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado