Menu
Brasília

DF lidera testagens para covid-19; PI e RO vêm em seguida

Segundo dados da Pnad Covid, 19,4% da população da capital fez algum tipo de teste de detecção do novo coronavírus

Redação Jornal de Brasília

23/09/2020 11h49

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março deste ano, o Distrito Federal foi a unidade da federação que mais testou a população. Até o momento, 19,4% dos brasilienses foram submetidos a algum tipo de teste de detecção da covid-19. Os dados são da Pnad Covid, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (23).

O DF é seguido pelos estados do Piauí e de Roraima, com 14,4% e 12% da população testada, respectivamente. Os três piores estados no quesito testagem são Pernambuco (5,8%), Acre (6%) e Minas Gerais (6,1%).

É a segunda pesquisa do IBGE sobre testes para a covid-19 desde a pandemia. De forma geral, o levantamento aponta que cerca de 17,9 milhões de brasileiro já fizeram teste. Isso equivale a 8,5% da população. Deste total, 3,9 milhões tiveram resultado positivo.

A pesquisa contempla o exame com material coletado na boca ou nariz com o cotonete (Swab nasal/RT-PCR), o teste rápido com sangue coletado por um furo no dedo, ou o exame sorológico com sangue retirado da veia do braço.

No DF, houve testagem rápida no início da pandemia. O governo disponibilizou drive-thrus, que foram desativados tempos depois. No mês passado, o governador Ibaneis Rocha chegou a dizer que retomaria este tipo de exame, mas a ação foi abafada pela investigação do Ministério Público (MPDFT) das fraudes em compras de testes por parte da Secretaria de Saúde, que terminou com membros da pasta presos.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado