Menu
Brasília

DF já fez mais de 167 mil testes rápidos para Covid-19 por drive-thru

A doença foi confirmada em 6.708 brasilienses por meio da ação

Redação Jornal de Brasília

09/06/2020 15h15

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal continua promovendo testagem em massa na população do Distrito Federal. Na última segunda-feira (8), os dez pontos de testagem drive-thru espalhados pela cidade atenderam 7.294 brasilienses que fizeram o teste rápido para a Covid-19.  Deste total 607 foram diagnosticados com o vírus. Ao somar todos os dias da ação, que começou em 21 de abril, 167.228 testes foram aplicados com 6.708 confirmações.

As duas unidades que mais registraram a doença, na ação desta segunda-feira, foram os postos do Paranoá (que também recebe os moradores de São Sebastião, Itapoã, Jardim Botânico, Jardins Mangueiral e Lago Sul), com 154 infecções confirmadas, e do Gama (que também testa quem mora em Santa Maria), que confirmou o vírus em 85 cidadãos. O posto instalado em Samambaia (para moradores da região e do Recanto das Emas) confirmou 78 novos casos de coronavírus.

Os menores registros foram nos pontos em Brazlândia, com 24 positivos, no Riacho Fundo I (para moradores da região e do Riacho Fundo II), que registrou 33 casos confirmados, e no estacionamento do Parque da Cidade (para moradores do da Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro e Noroeste), com 34 testes positivos.

A Secretaria de Saúde lembra que o teste é indicado para pessoas sintomáticas e que a realização do exame rápido, que detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o coronavírus, não descarta a necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na ocorrência de sintomas. Eles costumam ser detectáveis com maior segurança a partir do sétimo dia da exposição.

Os testes são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A testagem por drive-thru ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. Para fazer o teste é necessário um cadastro no site testa.df.gov.br. Após se cadastrar, o usuário pode agendar o exame na unidade que atende a região em que reside. O resultado sai em até 30 minutos. Para visualizá-lo, o cidadão testado deve entrar novamente na página da Testagem em Massa e autorizar o envio da conclusão do exame para o e-mail cadastrado.

Os brasilienses que chegarem aos pontos de testagem com sintomas mais agravados têm a possibilidade de fazer o teste swab – quando coleta-se material da garganta e do nariz com um cotonete, para a amostra ser analisada em laboratório. Nesse caso, o resultado sai em até 48 horas.

Em circunstâncias mais graves, o paciente já pode ser direcionado ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência em atendimento para a Covid-19. A Secretaria de Saúde frisa que todos os casos confirmados devem ser notificados.

A pasta destaca que os brasilienses que apresentam sintomas da doença causada pelo coronavírus, e que não residem nas áreas de cobertura dos drives, devem procurar as unidades básicas de saúde. As 172 unidades oferecem atendimento para sintomáticos da Covid-19. Em 79 unidades a testagem foi intensificada.

Com informações da Agência Brasília 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado