Menu
Brasília

DF deixará de atender moradores do Entorno com coronavírus

Declaração foi dada na manhã desta quinta (14). “Digo isso de coração partido”, afirma Ibaneis, cobrando ações dos prefeitos das cidades vizinhas

Willian Matos

14/05/2020 10h22

HRAN VÍTOR CORONAVÍRUS

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou, nesta quinta-feira (14), que deixará de atender moradores do Entorno diagnosticados com o novo coronavírus.

A informação é da CBN Brasília. Segundo a rádio, Ibaneis disse aos prefeitos das cidades do Entorno: “Não mandem mais as ambulâncias para cá, porque os pacientes serão devolvidos.”

A justificativa do governador é de que as prefeituras das cidades vizinhas não vêm atuando em conjunto com o DF no que diz respeito às medidas de precaução. “Infelizmente a Secretaria de Saúde [do Estado de Goiás] não tem dado a atenção devida. O hospital de campanha [de Águas Lindas-GO], há 50 dias, não funcionou ainda, e o meu dever como eleito é cuidar da nossa população”, declarou.

“Eu digo isso de coração partido. Cada governador, cada secretaria de saúde estadual, cada secretaria de saúde municipal têm que assumir a sua responsabilidade.”

Após o anúncio, a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás se pronunciou. Em nota, a pasta afirma que o secretário Ismael Alexandrino tem conversado com o DF sobre os casos de coronavírus. Segundo o texto, um Termo de Cooperação seria assinado até amanhã. “Causa estranheza a reação de Ibaneis Rocha, pois além de falar com o secretário Francisco, [Ismael] falou também com o próprio governador, afirma a Secretaria.

Reabertura

O isolamento social em cidades do Entorno tem caído ao longo das semanas. Há pouco menos de um mês, as prefeituras de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Novo Gama e Planaltina autorizaram a reabertura de bares, shoppings e restaurantes. No DF, estes estabelecimentos estão fechados desde março. Ibaneis tem a intenção de reabrir o comércio na próxima segunda (18), mas já afirmou que bares e restaurantes permanecerão fechados. 

Contudo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, declarou que publicará um decreto para suspender estes comércios, permitindo apenas serviços essenciais. A medida ainda não foi publicada, e os comércios seguem abertos.

Leitos e casos

Atualmente, o DF tem 232 leitos de UTI, estando 78 destes ocupados. Segundo a Secretaria de Saúde, até meados de junho, a capital contará com cerca de 850 leitos.

Quanto aos casos no DF, atualmente, são 3.192 pacientes infectados pela covid-19. 47 pessoas perderam a vida por conta da doença. A vítima mais recente é uma mulher de 92 anos, moradora do Guará. Ela estava internada desde o dia 28 de abril em um hospital particular e morreu nesta quarta (13).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado