Menu
Brasília

Detran libera aulas teóricas online

Conteúdo deverá ser repassado em tempo real, sem aulas pré-gravadas. Plataformas terão de ter espaço de chat para interação entre aluno e instrutor

Redação Jornal de Brasília

04/06/2020 11h38

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) autorizou que as aulas teóricas do curso de formação de condutores sejam realizadas de forma online. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (4).

A decisão traz todos os critérios e regras para que as autoescolas possam oferecer o conteúdo teórico à distância. As aulas terão de ser realizadas em tempo real, sem vídeos pré-gravados, com um espaço de ‘chat’ para que o aluno dialogue com o instrutor.

Ainda sobre os critérios, o conteúdo programático, a carga horária e a duração das aulas técnico-teóricas deverão ser os mesmos. O sistema utilizado deve possibilitar o registro de cada aula, gerando relatórios com informações suficientes ao controle da carga horária e frequência do candidato e do instrutor. 

Durante pelo menos cinco anos, as empresas responsáveis devem arquivar todos os relatórios e imagens coletadas, além de disponibilizá-los no sistema eletrônico para acesso da Gerência de Fiscalização Administrativa (Gerfad), responsável pelo monitoramento e fiscalização das atividades dos CFCs.

Cadastramento

Empresas interessadas em fornecer sistema eletrônico para as aulas remotas devem, primeiramente, solicitar a homologação junto ao Detran, para depois firmar acordo ou contrato comercial com os CFCs. A regra vale para aquelas que já oferecem serviços de telemetria e monitoramento.

Os requerimentos assinados e digitalizados devem ser encaminhados ao endereço eletrônico [email protected], juntamente com todos os documentos necessários à montagem do processo. A homologação vigorará enquanto durar a situação de emergência pública, podendo ser estendida caso o Contran autorize a modalidade de ensino remoto por tempo maior.

Os CFCs que optarem por não funcionar nesse período de pandemia devem comunicar a decisão ao Detran. As aulas e exames práticos continuam suspensos, conforme determinam as medidas preventivas à disseminação do novo coronavírus adotadas pelo GDF.

Como acessar

Candidatos a obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que optarem pelas aulas remotas devem se cadastrar no site do Detran e agendar a coleta biométrica.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado