Menu
Brasília

Detran-DF passa a realizar alguns serviços de modo on-line

Certificado de registro e licenciamento só será emitido nas plataformas digitais do Detran. Transferência de veículos também se dará por meio eletrônico

Willian Matos

30/09/2020 8h03

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fez alterações em alguns serviços, deixando de oferecê-los presencialmente e transferindo-os para site e app do órgão. O objetivo é desburocratizar algumas ações e evitar filas e aglomerações em unidades físicas.

As mudanças estão publicadas no Diário Oficial (DODF).

Um dos serviços é a emissão do certificado de registro e licenciamento de veículos (CRLV). Agora, caso o proprietário precise do documento, só irá consegui-lo por meio dos aplicativos Detran Digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelos portais de serviços do Detran e do Denatran. Caso faça questão de tê-lo de forma física, o próprio dono terá de imprimi-lo em papel comum e formato A4.

O certificado de registro de veículos (CRV) também não será emitido nas unidades do Detran. Caso o proprietário não o consiga de forma eletrônica, os Correios enviarão o documento no endereço cadastrado.

Transferência de veículos

A transferência de veículos também agora se dará de modo on-line. O documento se chamará Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e) e também será conseguido por meio dos aplicativos Detran Digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelos portais de serviços do Detran e do Denatran.

O Detran salienta que os documentos eletrônicos têm as mesmas informações do físico. A ideia de transferir alguns serviços para o meio on-line vem desde junho deste ano. À época, o diretor-geral, Zélio Maia da Rocha, disse: “Não temos um projeto para apenas reduzir o tempo de espera. Temos um projeto para acabar com o atendimento presencial.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado