Menu
Brasília

DER libera trânsito sobre ponte do Rio Melchior na DF-180, em Ceilândia

Arquivo Geral

23/11/2018 17h40

Raianne Cordeiro/Jornal de Brasilia

Da Redação
[email protected]

A ponte sobre o Rio Melchior, na DF-180, em Ceilândia, não está mais interditada. O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) fez a restauração de uma erosão na cabeceira da estrutura, que foi causada pelas fortes chuvas dos últimos dias. Por isso, o trânsito está liberado desde as 16h desta sexta-feira (23). A ponte foi interditada na última terça-feira (20).

Segundo a assessoria do DER, além do serviço de restauração do encabeçamento da ponte, a equipe técnica do órgão fez a recuperação do talude no trecho sobre a ponte. “O trecho interditado inicialmente para a recuperação foi liberado pelo DER a partir de 16h de hoje (23), garantindo assim o fluxo regular de veículos nesta região”.

Conforme o Jornal de Brasília mostrou na quinta-feira (22), apesar dos problemas, a ponte não apresenta nenhum dano. Engenheiro do DER e chefe do 3º Distrito Rodoviário, Bruno Almeida explicou que a interdição seria para garantir a segurança dos motoristas. Com trânsito limitado, a sobrecarga na via e os riscos de agravar a situação foram diminuídos.

Raianne Cordeiro/Jornal de Brasilia

Relembre 

Parte da terra que dá suporte ao início da ponte foi levada pela água do rio, que, somada à chuva, adquiriu velocidade que poderia causar destruição. Na margem do rio, é possível ver os impactos da correnteza na mata. Com a erosão, o asfalto começou a rachar. O problema foi visto por caminhoneiros e carroceiros, que acionaram a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Raianne Cordeiro/Jornal de Brasilia

A DF-180 é rota de caminhões e carretas. É uma via de ligação entre duas importantes rodovias federais: BR-060 e BR-070. Não se sabe quando o problema começou. “O processo erosivo é contínuo. Pode ter iniciado antes e só agora ser perceptível. Vamos fazer a contenção embaixo da ponte para reaterrar, colocando terra onde ela foi levada pela chuva”, explicou o engenheiro ao Jornal de Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado