Menu
Brasília

Deputados discutem mudança de alíquota previdenciária

Inaugurando o programa Live CLDF, os deputados Arlete Sampaio (PT) e Rodrigo Delmasso (Republicanos) debateram sobre a alteração

Redação Jornal de Brasília

30/06/2020 9h03

Foto: Reprodução

Na tarde de segunda-feira (29), os deputados Arlete Sampaio (PT) e Delmasso (Republicanos) discutiram a necessidade de o Distrito Federal atender ao dispositivo constitucional que exige das unidades da federação a adequação à reforma da previdência, aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado. A conversa foi realizada por meio do programa Live CLDF, inaugurado ontem.

O GDF quer que a alíquota da contribuição previdenciária dos servidores ativos e inativos seja alterada para um percentual único de 14%, substituindo os atuais 11%. Na Câmara Legislativa, os parlamentares correm para chegar a um acordo.

O deputado Delmasso chamou a atenção, especialmente, para o prazo de implantação da medida que se esgota no final de julho. “Se não tivermos uma lei publicada até lá, tratando da nova alíquota, ficaremos sem repasses para áreas essenciais como a educação e a saúde, mesmo durante a pandemia. Não podemos correr esse risco”, declarou.

Por sua vez, Arlete frisou que o número está sendo questionado por entidades sindicais que pediram ao Iprev – o instituto previdenciário local – uma auditoria nos números que vêm sendo apresentados. E mesmo reconhecendo que há da parte do próprio GDF e da bancada governista na CLDF um esforço em torno da questão, a deputada insistiu na necessidade de estabelecer alíquotas “que não prejudiquem a categoria e, notadamente, os que ganham menos”. Ela também realçou que houve várias reuniões dos sindicatos com o GDF e a Câmara Legislativa para tratar do assunto.

Live CLDF

O programa “Live CLDF”, que estreou hoje, terá a cada edição dois deputados distritais debatendo temas em destaque no Legislativo local, sempre com início às 17h. A live pode ser acompanhada por meio do canal da Câmara Legislativa no Youtube ou pela TV Web CLDF, no portal da Casa. Durante o debate, os cidadãos podem questionar ou enviar sugestões aos parlamentares por meio de chat exclusivamente no canal da CLDF no Youtube.

A próxima edição do “Live CLDF” será na quinta-feira (2) para tratar da flexibilização da quarentena no DF. Os debatedores serão os deputados Fábio Felix (PSOL) e Júlia Lucy (Novo).

Com informações da CLDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado