Menu
Brasília

Depois de se tornar imortal da Academia Taguatinguense de Letras, Francisco Araújo lança livro na Câmara dos Deputados

Cerimônia aconteceu no Salão Nobre e contou com a presença de personalidades do mundo político

Redação Jornal de Brasília

12/12/2019 15h11

Foto: Divulgação

Pouco menos de um mês após ter tomado posse como membro da Academia Taguatinguense de Letras (ATL), na cadeira de número 26, patroneada pelo alagoano Guimarães Passos, Francisco Araújo Filho, que tem sua obra focada nos assuntos ligados à questão da gestão pública e é, atualmente, diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal – IGESDF, lançou sua terceira publicação: Gestão Pública em Três Níveis.

O livro

Editado com a intenção de orientar gestores, especialmente, do setor público, a fim de que trilhem com segurança o caminho de uma boa gestão, na obra Gestão Pública em Três Níveis, o autor utiliza da transcrição de artigos para trazer suas percepções e vivências na esfera pública, apresentando os desafios enfrentados ao longo de uma vida dedicada ao estudo e prática na área que permeia de forma abrangente todos os setores da sociedade.

Gestão Pública em Três Níveis traz dois capítulos, subdivididos em 18 tópicos que abordam temas variados, desde o conceito da administração pública nos níveis Federal, Estadual e Municipal até os debates sobre questões essencialmente sociais, como é o caso do título Segurança é Responsabilidade do Estado.

Foto: Divulgação

Ao longo das 118 páginas, Francisco traz também à luz, a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, que discorre sobre as normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, demonstrando sua linha de trabalho em relação ao combate à corrupção dentro da esfera pública.

Outro ponto importante a ser destacado na obra é a apresentação do Projeto Aurora da Vida no item Um Projeto, Um Avanço Social. Nesse momento, o autor conta sobre a concepção de um programa voltado para, principalmente, a adoção de medidas assistenciais capazes de promover o resgate e a reabilitação social de pessoas que vivem à margem da sociedade.

Além disso, o debate sobre a emergência dos direitos sociais também compõe a discussão que Francisco traz e é abordada após uma contextualização feita com bastante propriedade sobre os padrões civilizatórios nas Constituições Federais de 1934 a 1988.

A Situação Política no Brasil é outro título encontrado no livro. Perpassando pela corrupção e sua história, regime militar e os governos Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer, a obra demonstra sua atualidade, tratando de forma objetiva os exemplos de casos em cada um dos governos citados.

Como todo bom livro que se preste para, além de trazer conceitos e citações de fatos, o Gestão Pública em Três Níveis tem, em sua conclusão, um verdadeiro manual de boas práticas quando falamos em uma gestão eficaz e eficiente.

Os benefícios de um sistema de gestão pública para gestores e servidores relacionam uma série de vantagens, tanto para os profissionais que atuam no setor público, quanto para a sociedade que, de maneira geral, beneficia-se com a agilidade e rapidez dos processos que envolvem a modernização tecnológica de sistemas e fluxos.

Após uma leitura acurada da obra, temos a sensação de que não só há esperanças para um modelo de gestão comprometido e focado nos interesses da população, principalmente, dos níveis mais carentes, como há também a vivência desses tempos. O autor conta suas experiências e práticas que o trouxeram a presidir um novo modelo de gestão em saúde pública com a propriedade de quem estuda e se dedica ao tema de forma intensa desde o início de sua carreira.

De leitora fácil e bastante didática, gestores públicos de todos os segmentos devem ter Gestão Pública Em Três Níveis não apenas como seu livro de cabeceira, mas, sim, como um tutorial para uso frequente e consumo diário de ideias de quem muito já viu e viveu na esfera pública. Apropriado do tema na teoria e na prática, o autor traz para a obra toda a sua coragem de quem assume desafios diários. O intuito é de proporcionar uma vida mais saudável e feliz à comunidade onde está inserido.

Com informações do IGESDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado