Menu
Brasília

Dentista da Secretaria de Saúde atende crianças de escola no Recanto das Emas

Cerca de 150 garotos são assistidos por Érica Porto, odontóloga que auxilia as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade

Willian Matos

21/10/2019 12h37

Da redação
[email protected]

A dentista Érica Porto está atendendo cerca de 150 crianças entre seis meses e seis anos de idade da escola Cepi Quero-Quero, na quadra 406 do Recanto das Emas. Os pequenos vêm de famílias que vivem em barracos. Os pais, muitas vezes, não têm condições de comprar escova e creme dental.

A odontóloga, lotada na Unidade de Saúde Básica (UBS) 3, do Recanto das Emas, explica a finalidade da ação. “Nosso objetivo é a promoção da saúde e evitar que os pequenos necessitem do tratamento curativo. Para isso, até julho deste ano, eu e duas técnicas de saúde bucal, estivemos todas as segundas-feiras, pela manhã, na escola. Começamos com os mais velhos, que já conseguem escovar os dentes sozinhos. No segundo semestres, as visitas passaram a ser quinzenais e o trabalho mais voltado aos menores, com orientações às professoras e também aos pais”, esclarece Érica.

A dentista, junto com duas colegas de profissão, leva kits com creme, escova e fio dental — um para levar para casa, e outro para utilizar na creche. “Os kits dos bebês, nós pedimos às professoras que entreguem e passem as instruções aos pais. Eles precisam saber que a criança deve escovar os dentes desde bebê”, ensina.

“Tivemos o caso de uma criança de dois anos que não comia porque os dentes doíam. Fiz uma avaliação na escola e pedi que os pais a levassem à UBS, onde pude tratá-los e orientar os responsáveis para os cuidados relacionados às cáries.  Depois disso, a criança mudou o comportamento, já não está mais tão chorosa, come a merenda que antes recusava e está interagindo mais com os colegas”, relata Érica.

Segundo a profissional, quando as crianças veem adultos escovando os dentes, eles são estimulados a criar o hábito de escovar. 

Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial das secretarias de Saúde e da Educação. Nele, as estratégias de saúde e de educação estão voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino.

A atuação dos profissionais da Saúde nas escolas no Distrito Federal, geralmente, é realizada pela Equipe de Saúde da Família de referência de cada área.

Com informações da Saúde-DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado