Menu
Brasília

Délio Lins e Silva Júnior será o novo presidente da OAB no DF

Arquivo Geral

29/11/2018 19h56

Divulgação

Rafaella panceri
[email protected]

O advogado Délio Lins e Silva Júnior foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional DF (OAB/DF) nesta quinta-feira (29), com 9.805 votos. O resultado foi divulgado pela Ordem às 19h50. A chapa Independência na Ordem comandará a instituição no triênio 2019-2021 e administrará um orçamento de cerca de R$ 29 milhões, conforme o último balanço financeiro divulgado.

Jacques Veloso, no comando da chapa 10, ficou em segundo lugar com 9.557 votos. Ele era o favorito do atual presidente, Juliano Costa Couto, e do governador eleito, Ibaneis Rocha (MDB). Renata Amaral (chapa 40), levou a terceira posição e 1.912 votos. Já advogado Max Telesca (chapa 30) ficou em quarto lugar, com 1.597 votos. O total de votos brancos foi de 475. Os nulos somaram 497. As abstenções totalizaram 10 mil, conforme a Ordem

Oposição viável
Ao longo da campanha, Délio defendeu a desvinculação da Ordem com da política partidária. A chapa se auto intitulou “oposição viável” em diversas oportunidades e recebeu ataques de adversários no período, como a divulgação de vídeos considerados falsos pelo candidato e acusações pessoais. Em entrevista ao Jbr., Délio definiu como surreal e ridículo o boato de que teria utilizado verba da OAB/DF para promover uma festa particular em 2010. “Mas sabemos que ninguém bate em cachorro morto. Se estamos apanhando é porque preocupamos”, contra-atacou.

Assim como seus opositores no pleito, ele criticou a atuação da Ordem, vista atualmente como “ônus” pela categoria, “alguém que cobra algo e não dá nada em troca”. A entidade, segundo Délio, precisa de reformulação e voltar a ser protagonista dos grandes temas da sociedade. “Ela se omitiu, se apequenou, se calou. Se nos mostrássemos essenciais, o respeito seria diferente”, declarou Délio, em entrevista.

Leia Mais: Eleição da OAB leva 26 mil advogados ao Centro de Convenções

O advogado foi crítico feroz da chapa 10, representada por Jaques Veloso. “A OAB/DF tem que ter independência suficiente para que, quando uma coisa estiver errada, possa levantar o dedo, apontar, defender a classe e a sociedade. Não consigo enxergar isenção suficiente neste grupo que está hoje no comando. Cresci conhecendo uma OAB com papel oposto, sem vínculo partidário”.

Os advogados do DF podem esperar por uma gestão inclusiva, participativa e plural. A chapa tem todos os nichos da advocacia representados, com 50% de homens e 50% de mulheres. “Nossa atuação será independente, sem rabo preso”, garantiu Délio.

Leia Mais: Délio Lins e Silva Júnior se diz oposição e defende discurso de transparência e independência

Trajetória
Délio Lins e Silva Júnior é advogado há 18 anos e professor universitário há 17. Entrou na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) como membro das comissões de Direitos Humanos e de Apoio ao Advogado Iniciante e presidiu esta última quando também era conselheiro. Propôs criar a Comissão de Honorários e a presidiu, além de integrar o Tribunal de Ética.

Candidato à presidência da OAB/DF em 2015, ficou em segundo lugar, com 5,3 mil votos. Nessas eleições, compôs a Chapa 20, que se auto-intitula oposição possível, com discurso de transparência e independência da política partidária.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado