Menu
Brasília

Delegacia fica lotada após marcha da maconha

Os manifestantes foram enquadrados por porte e consumo de drogas

Marcus Eduardo Pereira

31/05/2019 6h11

Olavo David Neto
[email protected]

Cerca de 30 pessoas foram detidas durante a Marcha da Maconha realizada na tarde de ontem na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A estimativa é de assessores do deputado distrital Fábio Félix (Psol), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF (CLDF). Devido à quantidade de detenções, um ônibus de policiamento ambiental foi utilizado para transportar os detidos à 5ª Delegacia de Polícia.

Todos foram enquadrados por porte e consumo de drogas. Alguns responderão também por porte de arma branca, pois carregavam tesouras de unha – utilizadas para triturar a erva no preparo do cigarro – e, segundo um primeiro-tenente da PM, “colocavam em risco a segurança do ato”.

Os agentes da corporação não souberam informar o número exato de detenções realizadas pela Polícia Militar na manifestação. Em todos os casos, a quantidade de maconha apreendida não chegava a cinco gramas. Os manifestantes presos assinaram um termo circunstaciado como usuários e responderão em liberdade.

Dois manifestantes menores de idade foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), na Asa Norte. A justificativa da Polícia Militar para as detenções é que menores não poderiam participar da manifestação pois o ato configura “apologia ao consumo de drogas”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado