Menu
Brasília

Cuba estraga a festa no Maracanãzinho e conquista o ouro no vôlei feminino

Arquivo Geral

19/07/2007 0h00

A festa programada não aconteceu. A seleção brasileira feminina de vôlei lutou muito, mas ficou com a medalha de prata dos Jogos Pan-americanos. Na tarde desta quinta-feira, acabou batida em um duelo memorável com Cuba, que terminou em 3 sets a 2, parciais de 25/27, 25/22, 22/25, 34/32 e 17/15.

Com isso, o Brasil segue com apenas três títulos do Pan. A última conquista aconteceu em Winnipeg-1999, quando venceu justamente as cubanas em cinco sets.

No início da partida, o nervosismo foi o grande obstáculo das brasileiras. Bem armada no bloqueio, Cuba não demorou a abrir 5 a 1, o que obrigou José Roberto Guimarães a pedir um tempo. A potencia também era uma das grandes qualidades das visitantes, que chegaram ao tempo técnico ainda com boa vantagem (8 a 3), após ataque eficiente de Yanelys Santos.

Mais calmas, as brasileiras passaram a equilibrar as ações. Após uma sucessão de defesas de ambos os lados, Sheilla acertou o contra-ataque na saída de rede e levantou o público. A diferença havia caído para dois pontos. A igualdade saiu na seqüência, após a defesa espetacular de Fabi e a definição de Paula Pequeno.

No fim da parcial, o equilíbrio foi mantido em quadra. Só que a determinação das brasileiras em brigar por todas as bolas fez a diferença e, com um ponto de bloqueio de Fofão, as donas da casa fecharam o primeiro set por 27 a 25.

No segundo set, Cuba largou novamente na frente devido a uma boa passagem no saque de Nancy Carrillo. A partir daí, as equipes começaram a trocar pontos e continuaram próximas no placar. O Brasil conseguiu assumir a liderança no 16º ponto, mas foi novamente ultrapassado e acabou derrotado por 25 a 22 em um ponto de bloqueio do adversário.

Como ocorreu anteriormente, as brasileiras permitiram novamente a liderança de Cuba no início do terceiro set. Mas, desta vez, a reação foi rápida e, com um ponto de saque de Sheilla, as vice-campeãs mundial viraram o marcador: 8 a 6.

Empenhadas em estragar a festa no Rio de Janeiro, as cubanas chegaram a liderar o marcador no fim da parcial (18 a 17), após ponto de bloqueio de Zoila Barros. Mas a festa caribenha durou pouco. O Brasil retomou o ritmo e ganhou mais uma vez apertado: 25 a 22.

No quarto set, o Brasil caiu de rendimento e permitiu a reação de Cuba, que chegou a ter vantagem de cinco pontos após o décimo ponto. No final, o equilíbrio retornou. Em uma verdadeira batalha, as visitantes venceram por 34 a 32.

No tie-break, Cuba abriu logo de cara dois pontos de frente, preocupando a torcida. Mas as brasileiras acordaram e viraram o placar para 7 a 4. Em seguida, porém, novo empate em 9 a 9. Na hora da decisão, a força fez a diferença e as visitantes fecharam em 17 a 15.





    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado