Menu
Brasília

Cruzeiro tem pouca procura pela vacina

Unidade Básica de Saúde da região registrou baixa demanda pela dose no primeiro dia da Campanha Nacional

Marcus Eduardo Pereira

08/10/2019 5h16

Unidade de Saúde Básica II do Cruzeiro Velho registrou pouca procura no primeiro dia de campanha. foto : Camilla Germano

Camilla Germano
[email protected]

No primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, a Segunda Unidade de Saúde Básica do Cruzeiro (UBS II) registrou pouca procura pela vacina. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou em nota que ainda não fez um balanço da demanda, mas que em breve vai divulgar os números dos primeiros dias da campanha.

A técnica em enfermagem da UBS II, Cleide dos Santos, de 45 anos, contou que não viu muito movimento na unidade durante o dia. Segundo ela, a distribuição de doses extras da vacina, em agosto, já tinha motivado muitos pais a vacinarem seus filhos. “Muitos já tinham vindo vacinar. Normalmente, as pessoas aqui da região seguem direitinho o cronograma de vacinação. Muitas crianças estão com as vacinas em dia”, disse.

Cleide explicou também que a mudança da idade mínima para receber a vacina, dos 12 para os seis meses, motivou muitos pais a vacinarem os filhos antes das crianças completarem um ano. “Muitas crianças já estão vacinadas, por isso não precisam vir de novo”, pontuou.

A advogada Ana Paula Abreu dos Santos, de 43 anos, levou os filhos e o marido para vacinar após ver os anúncios da campanha. Para ela, a vacinação é muito importante na prevenção do sarampo. “É melhor uma picadinha do que a doença”, comentou.

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, as duas vacinas que previnem o sarampo são a Tríplice viral, que protege contra caxumba, sarampo e rubéola (aplicada aos 12 meses de vida), e a Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), que é aplicada aos 15 meses. Ambos os tipos da vacina estão disponíveis em todas as salas de vacina durante todo o ano.

Campanha

Ontem foi o primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. A iniciativa do Ministério da Saúde busca reduzir o número de casos registrados da doença neste ano. No Distrito Federal, três casos da doença foram confirmados. No Brasil todo, 5.404 casos foram comprovados.

A primeira fase da campanha vai até o dia 25 de outubro, com enfoque na vacinação de crianças, com idade entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias. Já a segunda fase da campanha, com foco na vacinação de adultos, acontece no período de 18 a 30 de novembro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado