Menu
Brasília

Crianças devem ser vacinadas contra o sarampo no sábado (19)

Dia D contra a doença contempla crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade

Willian Matos

17/10/2019 11h12

Da redação
[email protected]

No próximo sábado (19), crianças entre seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) poderão ser vacinadas contra o sarampo. Será o Dia D contra a doença.

Com a vacina, que também é eficaz contra rubéola e caxumba, deve atualizar o cartão de vacina das crianças. A campanha, segundo a gerente de Imunização da Saúde, Renata Brandão, não tem uma meta estabelecida, apenas visa vacinar o maior número de crianças possível. 

“Essa campanha não tem meta. Por isso, fazemos sempre uma análise para avaliar se conseguimos atingir o maior número de crianças não vacinadas. Esse percentual de 35,6% não é ruim. Se temos um número baixo de crianças vacinadas, isso é um sinal de que elas estavam com a situação vacinal em dia”, analisa.

Nesta campanha, foi intensificada a dose zero, uma medida preventiva ao aumento de casos de sarampo em crianças abaixo de um ano de idade. Em surtos nacionais anteriores, foram os menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos, segundo o Ministério da Saúde. Mas, no surto atual, há óbitos de crianças em São Paulo e Pernambuco.

Pela faixa etária, do início da campanha até o dia 10 de outubro, o percentual de crianças abaixo de um ano que compareceu e que foi vacinada chegou à marca de 61,85%. Na faixa de um ano, o percentual foi de 58,26%.

“Já era esperado um percentual alto na busca pela imunização para os menores de um ano, por ser uma faixa etária nova, implementada nesta campanha pelo Ministério da Saúde devido à incidência de sarampo nesta idade”, complementa Renata.

Dose zero

É importante lembrar que a dose extra, chamada de dose zero, não consta no calendário nacional de vacinação. Portanto, ela não substitui as outras duas, ministradas aos 12 meses de idade (1ª dose) e aos 15 meses (2ª dose). Elas devem ser aplicadas para conferir proteção prolongada contra a enfermidade.

“O nosso alerta é para que os pais ou responsáveis levem as crianças às unidades básicas de saúde, com o cartão de vacina, para verificar a situação vacinal dos pequenos. E que fiquem atentos ao novo reforço, que é a dose zero, que protege as crianças abaixo de um ano, que têm o maior risco de complicações e de óbito”, frisa Renata.

Campanha

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação tem como foco as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos e vai até 25 de outubro.

Além da vacina, é preciso seguir outras recomendações como evitar exposição a aglomerações, reforçar a higienização, promover a ventilação adequada dos ambientes e, sobretudo, que o cidadão procure, imediatamente, um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença. Somente um profissional da área poderá avaliar e dar as recomendações necessárias.

O sarampo é contagioso e o vírus é transmitido por uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. Os sintomas da doença são manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal.

A patologia pode acometer adultos e crianças, com risco de complicações graves e até de evolução para óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça. 

Clique aqui para saber os endereços das salas de vacina. 

Com informações da Saúde-DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado