Menu
Brasília

Criação da RA de Arniqueira foi aprovada no Conplan 

Com isso, o GDF busca melhorar a prestação de serviços públicos para a população da área

Redação Jornal de Brasília

08/08/2019 18h53

Da Redação
[email protected]

A criação da Região Administrativa de Arniqueira foi aprovada na reunião extraordinária do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). O encontro ocorreu nesta quinta-feira (8), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

O projeto recebeu 20 votos favoráveis (17 dos presentes) e cinco posicionamentos contrários. Não houve abstenção. A relatoria do processo coube à secretária executiva de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Giselle Moll.

Com a separação em relação a Águas Claras, a RA de Arniqueira passa a abranger o Areal, a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) de Águas Claras e as QS’s 6, 7, 8, 9 e 10. Ao todo, são 1.335,84 hectares de área. A população estimada é de 46 mil habitantes.

Com a medida, o Governo do Distrito Federal busca atender à necessidade de uma estrutura de gestão pública mais próxima da comunidade. Assim, as demandas por serviços de manutenção da cidade, como asfaltamento de ruas e roçagem de áreas verdes, podem ser priorizadas.

A criação da estrutura administrativa em Arniqueira também visa ao fornecimento de mais equipamentos públicos para a área, como escolas e unidades de saúde públicas. Esse foi um diagnóstico feito à época da transição.

“As Administrações Regionais têm a função de estar próximas à população e de ser um canal de busca de melhorias para as áreas junto ao administrador e aos órgãos responsáveis pelos serviços”, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.

Análises técnicas 

O estudo Arniqueira/Areal: um retrato demográfico e socioeconômico, produzido pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), também embasou a proposta de criação da RA. Os dados socioeconômicos mostram a realidade discrepante entre Arniqueira e a chamada Águas Claras vertical”, disse o diretor-presidente da Codeplan, Jeansley Charlles de Lima.

A definição da RA está diretamente relacionada ao estudo da poligonal, ou seja, das fronteiras da referida área. O documento foi elaborado pela Seduh e estabelece os seguintes limites:

  • Ao norte: Via Vereda da Cruz
  • Ao sul: Estrada Parque Núcleo Bandeirante
  • A oeste: Avenida Águas Claras
  • A leste: Park Way

Ao definir a poligonal, o Poder Executivo pode combater de forma mais efetiva as ocupações irregulares e, então, evitar o avanço da degradação ambiental na região. Foi o que defendeu a relatora do processo, Giselle Moll. “É muito difícil a fiscalização e a conservação dos ecossistemas lá existentes [sem os limites claramente definidos]”, afirmou.

A proposta de criação foi submetida ao crivo da comunidade em audiência pública ocorrida na segunda-feira (5). Uma vez aprovado no Conplan, o projeto de criação da RA Arniqueira segue agora para a Casa Civil e, então, será encaminhada para apreciação da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Com informações da Agência Brasília. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado