Menu
Brasília

Covid-19: 2 mil produtores e fornecedores da Ceasa serão testados

A ação visa garantir a segurança não apenas dos fornecedores, mas de toda a população da capital contra a covid-19

Aline Rocha

20/08/2020 12h45

Foto: Vinicius de Melo/VGDF

A Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) deu início, nesta quinta-feira (20), à testagem em massa de produtores rurais e colaboradores da empresa. Dois mil testes rápidos foram entregues nesta manhã e, até a próxima segunda-feira (24), serão realizados por enfermeiros.

As pessoas testadas positivas serão orientadas pelas equipes da Secretaria de Saúde. A ação visa garantir a segurança não apenas dos fornecedores, mas de toda a população da capital.

“Os produtores, assim como os profissionais de saúde, estão na linha de frente, não pararam, para garantir a alimentação na mesa do brasiliense. Testá-los é uma ação importante tanto para que eles se sintam protegidos, quanto para que a população, que consome seus produtos, também esteja”, enfatizou a presidente da Associação de Produtores de Hortigranjeiros do Distrito Federal e Entorno (Asphor), Sandra Vitorino.

Para o presidente da Ceasa, Onélio Teles, a testagem mostra um governo focado em garantir a segurança e saúde da população de Brasília. Discurso reforçado também pela diretora executiva da Empresa de Assistência Técnica e extensão Rural do Distrito Federal (Emater), Louisilene Trindade. “Aqui na Ceasa estão pessoas muito importantes, pois vendem alimentos para todo o Distrito Federal. Assim, garantir a saúde de todos aqui é garantir a saúde de quem consome esses produtos”, frisou.

A equipe de enfermeiros, juntamente com voluntários da Cruz Vermelha – aplicarão 500 testes por dia. “É um gesto simples, mas importante. A testagem tem valor epidemiológico muito grande”, explicou o secretário de Saúde, Francisco Araújo. De acordo com ele, é a partir da testagem em massa da população que o órgão monta ações e intervenções necessárias de combate à pandemia do novo coronavírus.

Para o vice-governador Paco Britto, os testes realizados em todo o Distrito Federal têm, inclusive, reflexo nos números apresentados pelo governo. “Quanto mais se testa, mas casos aparecem”, explicou. “Mas o governo está muito atento e tomando todos os cuidados para que o sistema de saúde não entre em colapso, que nossas UTIs não estejam 100% ocupadas e que possamos, mesmo diante das dificuldades, atender a todos que precisam”, completou.

Paco ressaltou a importância da agricultura para o país e a responsabilidade que o governo deve ter em garantir a saúde dos produtores e colaboradores que oferecem seus produtos na Ceasa.

“Esta é uma ação para toda a população do DF, afinal, todos consomem frutas, verduras, hortaliças que, na maioria das vezes, saem daqui”, disse. Segundo o vice-governador, a testagem vai garantir a tranquilidade, também, dos familiares de produtores e colaboradores. “Terão a certeza de não estarem levando o vírus para dentro de suas casas”.

O vice-governador lembrou, ainda, do trabalho do governo para manter a saúde, a segurança e a economia em estabilidade em todo o Distrito Federal. “O governador Ibaneis tem trabalhado arduamente, tomando as decisões na hora certa. Fechou o comércio quando deveria fechar e promoveu a reabertura com toda a segurança e responsabilidade”, disse.

“É preciso garantir atendimento para os acometidos pela Covid-19, mas também garantir empregos, afinal este governo representa a esperança que a população havia perdido nos governos anteriores, e que tanto depositou nesta atual gestão”, finalizou.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado