Menu
Brasília

Corpo de Bombeiros esclarece: Marizelli sofreu descarga elétrica antes de morrer

Em nota, militares afirmam que “tempo de espera pela equipe da CEB foi angustiante”

Willian Matos

18/09/2019 14h04

Willian Matos
[email protected]

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) esclareceu alguns pontos sobre a morte da soldada Marizelli Armelinda Dias, vítima de acidente no último domingo (15). Segundo os militares, que se baseiam em exames médicos realizados, Marizelli foi submetida a uma descarga elétrica.

A descarga aconteceu quando o eucalipto de aproximadamente 15 metros caiu, derrubando fios de alta tensão no local. “Diante da cena, com a integrante da equipe caída sob a árvore e sob os fios elétricos, a
presunção imediata foi de que havia um ambiente energizado”, afirma o Corpo de Bombeiros. Nestes casos, é necessário que se acione a Companhia Energética de Brasília (CEB) para que se desligue a energia antes de qualquer atendimento.

“A rede atingida opera com 13.400 volts (alta tensão). Os militares relataram faíscas na área de contato entre os fios e o solo. Diante dessas condições, a orientação é supor que o local esteja energizado. Ter outros militares feridos pioraria um quadro já ruim”, explica a nota.

Não é confirmado o tempo de espera, mas segundo informações, a CEB teria demorado cerca de 20 minutos para chegar ao local. Apesar de classificar como rápida a ação da CEB, a nota do CBMDF lembra que foi “angustiante” aguardar os profissionais para o desligamento da energia.

“Ressaltamos o controle emocional da equipe, pois diante de uma companheira ferida e do risco de eletrocussão para quem se aproximasse, o tempo de espera pela equipe da CEB foi angustiante.”

Embora “angustiante”, a equipe não culpa a CEB. “Não temos como informar o tempo de resposta para a chegada da CEB ao local,
porém não acreditamos ter sido excessivo”.

Após o desligamento, os bombeiros, então, socorreram Marizelli. Uma equipe médica também estava no local e optou por levar a bombeira por vias terrestres ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC). 

“No hospital, a Sd Marizelli passou por todos os exames e avaliações necessárias para o seu melhor atendimento. Ao longo de todo o dia, sob cuidados intensivos, ela teve outras paradas cardíacas que também foram revertidas. Por volta das 17h, após exaustivos esforços para estabilizar o quadro, a equipe médica declarou o óbito”, explica o CBMDF.

 

A nota é incrementada com alguns pontos. Entre eles, o Corpo de Bombeiros frisa que foi prestado apoio à família de Marizelli. O texto explica, também, que a morte da bombeira “decorreu de um quadro de múltiplas fraturas e sucessivas paradas cardíacas devido às lesões sofridas”. “Apenas um laudo médico poderá indicar exatamente quais os fatores determinantes para que se tenha, infelizmente, chegado a essa condição fatal”.

Finalizando, o Corpo de Bombeiros noticia que Marizelli será promovida a graduação de Cabo, por ter perecido no cumprimento da missão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado