Menu
Brasília

Coronel Sheyla Sampaio assume comando-geral da PMDF

Arquivo Geral

06/02/2019 21h27

Foto: Kleber Lima/Jornal de Brasília

Rafaella Panceri
[email protected]

A coronel Sheyla Soares Sampaio assumiu o comando-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) nesta quarta-feira (6). Primeira mulher a ocupar o posto, Sampaio entrou na corporação aos 18 anos de idade e, desde então, dedicou 27 anos da vida ao serviço militar. Com currículo extenso e coordenação de diversas operações durante a carreira, ela recebeu o bastão das mãos do coronel Fábio Aracaqui de Sousa Lima. Ele desejou que Sheyla “brilhe com unhas e dentes pelo bem do policial, protegendo-o de ameaças externas.”

O governador Ibaneis Rocha (MDB), secretários de estado do DF, deputados distritais, o secretário de segurança Anderson Torres e outras autoridades acompanharam a cerimônia, realizada na Academia de Polícia Militar (Setor Policial Sul). Na ocasião, Ibaneis criticou medidas do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) que tentam “tirar vantagens adquiridas pelo mérito” pelos militares, como é o caso do auxílio moradia.

‘Fundo de pensão’
Ele reafirmou o discurso de sucateamento da máquina pública, proferido em outros compromissos públicos, e comparou o Fundo Constitucional do DF a um fundo de pensão. “Os desafios são muitos. O fundo constitucional, de que tanto se fala, para melhorar a saúde e a educação, já não suporta mais despesas. A cada policial que se aposenta, não foi criado mecanismo para que possamos contratar outros”, expôs Ibaneis.

O governador prometeu melhorias para os militares, como aumento do efetivo por meio da realização de concursos e a abertura de um hospital exclusivo cujo projeto está em análise. Do secretário de segurança Anderson Torres, ele cobrou a unificação das forças de segurança do DF para melhorar os indicadores — positivos neste primeiro mês de gestão, segundo o chefe do Executivo, graças ao programa SOS Segurança.

Ibaneis desejou à nova comandante-geral “todas as felicidades possíveis dentro exercício do cargo” e agradeceu aos policiais militares do DF pelos serviços prestados. “Diante da dificuldade pela qual Estado passa, não se furtam de trabalhar pela população do DF”, reconheceu.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado