Menu
Brasília

Coronavírus: Juíza diz que situação do sistema prisional no DF está sob controle

Segundo ela, cada unidade prisional reservou uma área específica para acomodar, de forma isolada, detentos que eventualmente apresentem sintomas

Redação Jornal de Brasília

09/04/2020 19h03

Diante da notícia de contaminação pelo coronavírus de um detento no Centro de Detenção Provisória (CDP), a Vara de Execuções Penais do DF – VEP/DF informa que o detento em questão foi colocado em isolamento preventivo tão logo apresentou os primeiros sintomas, encontrando-se sob tratamento desde então. Segundo a juíza da vara, a situação está sob controle e todas as medidas indicadas pelos órgãos de saúde estão sendo tomadas. 

Segundo ela, cada unidade prisional reservou uma área específica para acomodar, de forma isolada, detentos que eventualmente viessem a apresentar sintomas de contaminação, com posterior confirmação, de forma que a situação identificada em um presídio não repercute nas demais unidades.

Dentre as medidas que estão sendo tomadas nesse momento, a magistrada foi informada pelo Secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, de que o Governo do DF solicitou apoio do Exército Brasileiro para instalar um hospital de campanha dentro do complexo penitenciário do DF, com os equipamentos necessário e leitos dotados de respiradores, para promover atendimento aos detentos, em caso de necessidade.

Além disso, o Exército irá promover limpeza e desinfecção das instalações do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), unidade que apresentou 10 policiais penais contaminados. Posteriormente, a ação deve ser estendida também aos demais estabelecimentos prisionais, a começar pelo Centro de Detenção Provisória (CDP), sendo os policiais penais treinados para aplicar as técnicas de limpeza empregadas.

A juíza destaca que todas as medidas preventivas entendidas como possíveis, e estabelecidas por meio da decisão de 20/3, que suspendeu as saídas temporárias e o trabalho externo; determinou o isolamento e monitoração dos presos que integram o grupo de risco; e intensificou medidas de limpeza e higiene, foram tomadas com vistas a evitar essa situação. Frisa também que todos os policiais penais infectados encontram-se afastados de suas funções; que é realizada triagem de todos os presos com sinais de gripe, com isolamento preventivo e realização de teste para coronavírus; e que a VEP/DF vem realizando verdadeiro mutirão para analisar a antecipação do cumprimento de pena em regime aberto para os casos possíveis.

Assim, registra que merece louvores a atuação da equipe de saúde prisional e da maioria dos policiais penais, que têm se desdobrado em suas atribuições diante da pandemia do coronavírus, lembrando que alarmismo e pânico indevido geram grande prejuízo à sociedade e, em especial, aos parentes de detentos.

Reitera, por fim, que se faz imprescindível que os interessados busquem informações junto aos órgãos oficiais, como VEP/DF, MPDFT, Defensoria Pública e SESIPE, a fim de evitar a disseminação de informações distorcidas e que comprometam o bom andamento dos trabalhos realizados por todos aqueles dedicados a combater o coronavírus e manter a ordem e a paz social.

 

Com informações do TJDFT 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado