Menu
Brasília

Coronavírus: DF analisa testes em 24 horas e não registra retenção de amostras

Com o apoio de outras entidades, não há estoques de exames a serem examinados e diferentemente de alguns outros estados, não há retenção de amostras no DF

Aline Rocha

03/04/2020 9h50

Durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (3) para falar sobre a situação do coronavírus do Distrito Federal, o secretário adjunto de Assistência à Saúde do DF, Ricardo Tavares Mendes, afirmou que a Secretaria de Saúde do Distrito Federal está fazendo aquisição de 150 mil testes de coronavírus para o DF. A prioridade é para profissionais de saúde com suspeita da doença “É a nossa força de trabalho, nosso exército, que tá lá na frente, lidando com os pacientes”, afirmou o secretário. 

O LACEN, segundo Tavares, tem processado as amostras em até 24 horas. Com o apoio de outras entidades, não há estoques de exames a serem examinados, diferentemente do que está sendo observado nos outros estados, não há retenção de amostras no DF. 

Segundo o secretário de Saúde, Francisco Araújo a previsão é de que as redes de saúde do Distrito Federal não entrem em colapso. “O GDF tem feito todas as medidas possíveis, o decreto foi prorrogado, está pensando na economia. Mas é preciso do papel da população. Fiquem em casa, existe um exército para ajudar vocês, ajudem e vocês serão ajudados”, complementou o secretário adjunto de assistência à saúdo do Distrito Federal, Ricardo Tavares Mendes. 

Segundo o secretário de Saúde, Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, autorizou R$ 10 milhões para reforço da musculatura do servidor que está à frente. Os gastos estarão disponíveis, ainda este mês, no hostsite do governo.

Hospital de campanha

Segundo o secretário de Saúde, o primeiro processo para contratação das empresas que vão arrumar a estrutura no primeiro andar já estão abertas. “Optamos por fazer a estrutura no Arena por causa da localidade. A estrutura já está parcialmente pronta. Após a estrutura, é preciso equipar os 200 leitos e, na sequência, a secretaria de saúde e do IGESDF já trabalharão para contratação de pessoal”, explicou

“Nós só vamos utilizar as estruturas de acordo com a necessidade. Hoje, ainda temos 25 leitos para a população se houver necessidade”, afirmou Francisco Araújo

Aumento nos casos

O aumento no número de coronavírus está dentro do previsto, diz subsecretário de vigilância à saúde do DF, Eduardo Hage. “Vai continuar ocorrendo esse aumento mas ele ainda está na velocidade dentro do esperado. A expectativa é que isso seja reflexo das medidas de isolamento social”. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado