Menu
Brasília

Coronavírus chega ao presídio federal de Brasília

Em nota, a Secretaria confirmou a informação e afirmou que o policial está afastado do trabalho e aguardando contraprova

Redação Jornal de Brasília

03/04/2020 16h21

Centro de Internamento e Reeducação Papuda. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília.

O Complexo Penitenciário da Papuda abriga o presídio federal, que tem entre seus “moradores” criminosos de alta periculosidade, o mais famoso dele, o chefe maior do PCC, Marcos Camacho, mais conhecido como Marcola.

Em meio a pandemia do novo coronavírus que assola o planeta, fontes do sistema carcerário afirmaram que um dos agentes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) que trabalha na penitenciária, testou positivo para o coronavírus. Com isso já são dois casos constatados na Papuda.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) confirmou que um agente penitenciário do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), testou positivo para o novo coronavírus.  Em nota, a Secretaria confirmou a informação e afirmou que o policial está afastado do trabalho e aguardando contraprova. 

O CIR abriga aqueles detentos que estão em regime semiaberto e que não tem autorização judicial para trabalhos ou estudos externos. 

A Secretaria ainda informou que todos os servidores com sintomas de gripe estão sendo liberados.  “A Sesipe tem tomado medidas necessárias para resguardar os agentes e exercer o dever do Estado de garantir o bem-estar dos sentenciados. Todo servidor que chega para trabalhar nas unidades prisionais com sintomas de gripe é liberado para retornar para casa”, informou.

A Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)  antecipou, em 20 de março, a progressão de regime aos presos que seriam liberados até o dia 17 de julho deste ano. Ao todo, 238 sentenciados foram liberados. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado