Menu
Brasília

Coronavírus: a cada 10 pacientes no DF, 1 vem de outros estados

Último boletim da Secretaria de Saúde indica 507 pacientes de fora da capital. Número é maior que os casos registrados em Ceilândia, Águas Claras e no Plano Piloto

Redação Jornal de Brasília

20/05/2020 11h19

Foto: Renato Araújo/SES-DF

Cerca de 10% dos pacientes confirmados com o novo coronavírus no Distrito Federal vêm de cidades do Entorno e de outros estados. O dado é mostrado no boletim divulgado nesta terça-feira (19).

Dos até então 4.853 registros de casos confirmados, 226 são de pacientes do entorno; outros 281, de outras unidades da federação, somando 507 casos vindos de fora.

Os números somados ultrapassam os registros de três regiões administrativas com maior número de casos: Plano Piloto (515), Ceilândia (355) e Águas Claras (285).

Na semana passada, os secretários de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, e de Goiás, Ismael Alexandrino, assinaram um termo de cooperação interfederativo, no Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). O documento prevê, entre outras medidas, repasses dos valores do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes aos tratamentos realizados aqui no DF. 

“Esse percentual de 10% de procura dos moradores de outros estados pela saúde do DF é uma média que se repete no tratamento de outras doenças, como casos mais graves de dengue, transplantes e outros tratamentos de saúde. A depender da especialidade, ele até pode dobrar”, conta o subsecretário de Vigilância à Saúde, Eduardo Hage. 

Segundo o médico, além das 12 cidades da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF), para o tratamento do novo coronavírus, o DF tem recebido pacientes até mesmo da região norte do país. “A rede privada tem acolhido a transferência de pacientes graves para UTIs em função dos convênios”, detalha Haje. 

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado