Menu
Brasília

Protesto de catadores no lixão da Estrutural completa dois dias

Arquivo Geral

21/06/2016 10h47

Kléber Lima

Ana Ferreira

[email protected]

A queima acidental do material de catadores que atuam no lixão da Estrutural é o motivo do protesto, que teve início na manhã dessa segunda (20), e da revolta dos caminhoneiros que também trabalham no local. Uma barricada foi erguida para impedir que os caminhões carregados acessem o local dos dejetos.

“Sabemos que eles perderam material, mas não temos nada com isso. Agora também estamos prejudicados. Perdemos quase R$ 800 por dia.”, desabafou o motorista Walter Antônio, que há dois dias não consegue descarregar o material coletado.

Os catadores cobram da empresa Valor Ambiental a indenização do prejuízo. Segundo eles, a empresa havia sido avisada que uma rachadura presente no local, onde o material coletado é armazenado, poderia ocasionar danos. No fim do domingo, os catadores filmaram o material em chamas e um trator da empresa trabalhando no local.

“Quando fiquei sabendo, o fogo já tinha queimado tudo. Perdi seis sacos de pet, dois de plástico, fora os papéis. Por cada saco de pet, ganho R$ 20. Só aí, o prejuízo já foi de mais de cem reais. E ainda tem o restante… É meu ganha-pão e ninguém quer se responsabilizar”, afirmou o catador Loribelto Barbosa, de 40 anos.

Veja vídeo:

Segundo a Polícia Militar, desde a manhã de hoje equipes se revezam no local para monitorar a área. O movimento, até o momento, segue pacífico e conta com a presença de aproximadamente 30 pessoas.

Enquanto o acesso não é liberado, os caminhões de lixo seguem impedidos de entrar e continuam parados na pista lateral ao depósito. Uma reunião entre a empresa Valor Ambiental e os catadores ocorre nesta tarde para tentar encontrar uma solução.

Foto: Kleber Lima

Foto: Kleber Lima

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado