Menu
Brasília

Conselhos de Veterinária descartam maus-tratos em hípica do DF

Arquivo Geral

25/07/2018 18h10

Reprodução/Facebook

Após polêmica envolvendo a pintura de um cavalo durante colônia de férias em uma hípica do Distrito Federal, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF) e o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) estiveram no local, nessa terça-feira (24), e não constataram maus-tratos aos animais.

De acordo com os Conselhos, eles vistoriaram as condições das instalações, o espaço reservado aos animais e as práticas de manejo, além de verificarem as condições em que os animais se encontram no estabelecimento, incluindo o cavalo Thor, utilizado na atividade com crianças na última semana.

“Foram avaliadas as condutas de manejo dos animais, como limpeza, tratamento clínico, vacinação, nutrição alimentar, acessibilidade, exercícios fora das baías e verificou-se que os indicadores de bem-estar animal estavam presentes e, preliminarmente, não foram identificados indícios de maus-tratos”, informaram, em nota.

Relembre o caso

O que era para ser uma atividade lúdica acabou se tornando polêmica nas redes sociais. Um cavalo foi pintado e rabiscado por crianças que participavam da colônia de férias da Escola de Equitação da Hípica, no Setor Hípico, próximo ao Setor Policial . O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) estiveram no local e não constataram maus-tratos. A colônia de férias terá cinco dias para justificar a atividade para, depois, os órgãos tomarem uma medida.

A denúncia veio à tona após a publicação da advogada e membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Ana Paula Vasconcelos. A ativista recebeu as fotos na sexta-feira (20) e logo enviou aos órgãos responsáveis. “A atitude, além de poder ser considerada crime de abuso ou maus-tratos de animais, é altamente reprovável. Existem outras formas de trabalhar de forma pedagógica a interação entre crianças e animais”, aponta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado