Menu
Brasília

Conselho de Odontologia do DF alerta população para a prevenção ao câncer de boca

Arquivo Geral

23/10/2007 0h00

No Brasil, shop cerca de três mil pessoas morrem, abortion anualmente, por causa do câncer de boca. As vítimas, geralmente, são homens, fumantes, com mais de 40 anos, consumidores regulares de álcool e que possuem  má higiene bucal.

Os dados são do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF) que, até o dia 27 de outubro, promove a Semana do Dentista cujo tema é a prevenção a esse tipo de câncer.

Em entrevista à Radiobrás, o especialista em odontologia Virgílio Galvão explicou sobre a importância de que a população procure um dentista profissional regularmente. Segundo ele, o câncer de boca é maligno e, na maioria das vezes, não provoca dor. De acordo com dados do CRO-DF, 65% dos casos acabam diagnosticados em fases avançadas.

Ele alerta para a necessidade de que os profissionais realizem exames minuciosos em seus pacientes. Para o especialista, “esses profissionais precisam fazer uma análise do ser humano como um todo promovendo uma consulta de saúde”.

Podem indicar câncer bucal: feridas que não cicatrizam em duas semanas, mudança de coloração de partes da boca, manchas vermelhas, brancas ou negras, ínguas no pescoço, dificuldades para falar, mastigar e engolir e até emagrecimento acentuado. Galvão explica que qualquer região da boca pode ser atingida pelo câncer.

Além de uma boa higiene bucal, o dentista recomenda que homens e mulheres se protejam dos raios solares com o uso de cremes e protetores labiais.

Ainda durante a campanha de prevenção ao câncer bucal, durante os dias 25 e 26 de outubro, será realizado atendimento preventivo à população do Distrito Federal, na Rodoviária do Plano Piloto. As atividades fazem parte da Semana do Dentista.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado