Menu
Brasília

Confira detalhes sobre os três fugitivos da Papuda

Um trio de detentos fugiu do Centro de Detenção Provisória na manhã desta terça (28), após cavar um buraco na unidade

Willian Matos

28/01/2020 13h39

Nesta terça-feira (28), três presos fugiram do bloco 1 do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário da Papuda. Os detentos cavaram um buraco e se evadiram durante a madrugada.

Os três presos são Roberto Barbosa dos Santos, André Candido Aparecido da Silva e Carlos Augusto Mota de Oliveira. Confira mais informações:

  • Roberto tem 41 anos e, antes de se tornar detento, tinha endereço em Samambaia Sul. Cumpre pena por estelionato e formação de quadrilha. Foi preso em março de 2019 em regime provisório;
  • André é um ano mais novo. O endereço não foi especificado (levantou-se Samambaia e Águas Lindas de Goiás-GO). Foi preso em agosto de 2019 em regime provisório pelos crimes de tráfico de drogas, receptação e desacato;
  • Carlos Augusto tem 43 anos. Morava em Sobradinho. Cumpre pena por latrocínio. Foi preso em setembro de 2019 em regime provisório.

Todos foram classificados no nível 3 de periculosidade. O nível 3 refere-se a periculosidade alta, que diz respeito a detentos “cujas práticas delituosas envolvam um maior grau de organização ou sofisticação, em especial aqueles ligados a quadrilhas de extermínio, roubo, e furto de veículos, roubo a bancos, transportadora de valores e assemelhados, extorsão mediante seqüestro e de vultoso tráfico de entorpecentes”. 

Conto do achadinho

Roberto Barbosa dos Santos já foi preso pelo “conto do achadinho”.  Também chamado de “golpe da saidinha”, “conto do paco”, entre outros, o golpe funcionava da seguinte forma: um grupo criminoso deixava uma isca (geralmente dinheiro ou carteira com documentos) à mostra para a vítima. Ela, então, localiza e procura o dono, que, na verdade, é um dos criminosos.

Como forma de agradecimento, o dono do pertence diz que dará uma recompensa à pessoa que achou o item, pedindo a ela que acompanhe até um local onde o valor será pago. Neste momento, o grupo rouba a vítima.

Roberto Barbosa dos Santos, preso pelo “conto do achadinho”. Foto: Divulgação/PCDF

 

Os membros do grupo foram presos em agosto do ano passado. No entanto, Roberto conseguiu fugir da 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia), mesmo de algemas. Ele chegou a pegar um ônibus coletivo, dizendo ao motorista que havia sido sequestrado e que colocaram as algemas nele.

Fuga

O complexo não registrava uma fuga há quatro anos. No dia 21 de fevereiro de 2016, 10 detentos da Penitenciária do Distrito Federal 1 (PDF 1) fugiram durante a chamada feita pelos agentes penitenciários, conhecida como “confere”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado