Menu
Brasília

Condenados homens que golpearam vítimas com facadas até a morte

Hércules foi condenado a oito anos de reclusão, em regime semiaberto, e Renato a 16 anos, em regime fechado

Redação Jornal de Brasília

02/09/2019 19h45

Da Redação
[email protected]

De acordo com o Tribunal de Justiça do DF o Tribunal do Júri de Taguatinga condenou, no dia 27 de agosto, os réus Hércules Thunder Lopes dos Santos e Renato Cruz de Souza por golpearem, com facas, Maycon Greyson dos Santos, até a morte. Hércules foi condenado a oito anos de reclusão, em regime semiaberto, e Renato a 16 anos, em regime fechado.

Consta dos autos que, no dia 26 de setembro de 2016, horas antes do crime, Maycon e sua companheira estavam em um bar, em Taguatinga Sul, quando tiveram uma discussão, sem contudo haver violência física entre ambos. Durante a discussão, a companheira de Maycon, irmã de Hércules, sentiu-se mal e foi encaminhada ao hospital.

Após a alta médica, Maycon retornou com sua companheira ao local, momento em que ao descer do veículo foi surpreendido pela ação de Hércules, que passou a desferir contra a vítima golpes de faca. Em determinado momento, a vítima conseguiu se desvencilhar e correu, sendo perseguida por Hércules e pelo seu padrasto, o réu Renato, os quais o alcançaram e, cada um portando uma faca, desferiram mais golpes contra Maycon até a morte.

Para o Ministério Público do DF, o crime foi praticado por motivo torpe, consistente em vingança, haja vista que os réus não se conformaram com o fato de a vítima ter discutido com sua companheira, irmã de Hércules e filha da companheira de Renato. Além disso, foi praticado de forma a dificultar a defesa da vítima, a qual, desarmada, foi atacada de surpresa no momento em que descia de um veículo, sem motivos para esperar as agressões. O crime teria sido praticado ainda por meio cruel, uma vez que os acusados aumentaram inutilmente o sofrimento da vítima, pois, além dos ferimentos letais, a atingiram em locais do corpo de difícil letalidade, inclusive decepando um de seus dedos da mão.

No julgamento, a defesa do acusado Hércules sustentou as teses de absolvição por legítima defesa e por clemência e, em segundo plano, requereu o homicídio privilegiado e a exclusão das qualificadoras. A defesa de Renato sustentou as teses de negativa de autoria e, caso não fosse atendida, pediu a absolvição por legítima defesa, o homicídio privilegiado e a desclassificação para lesão corporal seguida de morte. 

Os jurados, em relação ao réu Hércules,  admitiram a qualificadora de crime praticado mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e a figura do homicídio privilegiado, de ter o réu agido sob o domínio de violenta emoção, restando prejudicada a votação do quesito referente à qualificadora do motivo torpe. No entanto, não admitiram a qualificadora de crime praticado com emprego de meio cruel.

Quanto ao acusado Renato, os jurados reconheceram a materialidade, a autoria, não admitiram a figura da desclassificação, não absolveram o réu, não admitiram a figura do homicídio privilegiado e admitiram as qualificadoras do motivo torpe, de ter sido o crime praticado mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e com emprego de meio cruel.

Assim, conforme a decisão soberana dos jurados, o juiz presidente do Júri condenou Hércules por participação em homicídio, praticado sob o domínio de violenta emoção, qualificado pelo uso de recurso que dificultou a defesa da vítima (art. 121, § 1º e § 2º , inciso IV, c/c art. 29, todos do Código Penal) e Renato por participação em homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e com emprego de meio cruel (art. 121, § 2º, incisos I, III e IV, c/c art. 29, todos do Código Penal).

Com informações do TJDFT.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado