Menu
Brasília

Condenados: acusados de invadir estação de água para cortar fornecimento no DF

Eles foram condenados a 1 ano de reclusão em regime aberto

Redação Jornal de Brasília

29/01/2020 17h00

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios negou o recurso, apresentado pelos réus, e manteve o acórdão proferido pela mesma Turma, que condenou dois ocupantes de cargo diretivo do Sindágua, em 2014, por atentar contra a segurança do serviço de fornecimento de água, crime descrito no artigo 265 do Código Penal. A decisão é da 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. 

Segundo denúncia oferecida pelo MPDFT, os acusados – na condição de ocupantes de cargos de direção do referido sindicato – teriam invadido a Estação de Tratamento de Água Torto-Santa Maria, em 5 de junho de 2014, e coagido funcionários da CAESB a desligarem o sistema de bombeamento de água, com o intuito de gerar o desabastecimento das regiões do Lago Norte, Setor Taquari, Paranoá e condomínios próximos. A distribuição de água ficou paralisada por cerca de 24 horas, tendo em vista que o desligamento dos equipamentos é realizado paulatinamente e a normalização do serviço é muito demorada.

Condenados em 2ª instância a 1 ano de reclusão em regime aberto, os réus recorreram, alegando vícios de omissão e contradição na decisão e prescrição do crime. Ao decidirem o recurso, no entanto, os desembargadores entenderam que a decisão não merecia reparos e que não havia ocorrido a prescrição. “Diante disso, não há falar em prescrição, pois, entre a data do recebimento da denúncia (21-novembro-2017) e a publicação do acórdão condenatório (13-novembro-2019), não transcorreram mais de 4 (quatro) anos. Conclui-se, portanto, que a tese aventada pela douta Defesa não merece prosperar, pois visa somente promover uma revisão do julgado, inconformismo inadmissível na via estreita dos embargos de declaração.”

Com informações do TJDFT. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado