Menu
Brasília

Concluída série de testes estruturais na Ponte do Bragueto

Resultados podem ser utilizados para complemento do projeto de remodelação da estrutura inaugurada em 1961

Redação Jornal de Brasília

19/06/2019 19h21

O Governo do Distrito Federal concluiu a série de testes estruturais na Ponte do Bragueto nesta quarta-feira (19). O procedimento, realizado com equipamentos de tecnologia avançada, foi executado para avaliar a atual estrutura da ponte antes do início de remodelação do elevado. A medida fornece mais segurança ao projeto que, agora, poderá ser complementado com os resultados das ações feitas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

Os primeiros ensaios estático e dinâmico na estrutura da ponte haviam sido realizados na segunda-feira (17). No veículo de prova de carga, uma carreta de aproximadamente 58 toneladas, foram instalados dez extensômetros elétricos ligados a um sistema de aquisição de dados (microcomputador e aquisitor de sinais).

A instrumentação da estrutura monitora os efeitos estruturais, como deslocamentos, vibrações, rotações e deformações, com registro de temperatura ambiente e da construção. Os resultados sinalizam se o projeto executivo de recuperação da ponte está adequado aos impactos previstos ou se há necessidade de pequenas alterações.

“Concluímos os testes e conseguimos reparar os sinais. A princípio, pelos dados coletados, está tudo tranquilo com a estrutura”, informa Maruska Holanda, engenheira da Novacap. O engenheiro responsável pelo projeto da remodelação do elevado acompanhou todas as avaliações. O mesmo procedimento será feito após a execução dos trabalhos, que têm previsão de conclusão em outubro, para reavaliar a estrutura pós-obra.

De acordo com a engenheira, o teste é um procedimento comum, geralmente é utilizado quando uma obra é concluída, tanto de construção quanto de recuperação. “É feito para fazer uma checagem e ver se a execução foi realizada de acordo com o projeto. No caso de hoje, ainda não tem obra. Foi usado para avaliar a situação da estrutura com o projeto a ser executado.”

Para a servidora da Novacap, porém, os ensaios devem se tornar cada vez mais comuns pelo DF “para que tire qualquer dúvida e dê segurança à população quanto às obras e projetos que estão sendo elaborados”.

A Ponte do Bragueto tem 180 metros de comprimento, 29 metros de largura e quatro metros de altura. Ela interliga o Eixo Rodoviário Norte-Sul (DF-002) à Estrada Parque Torto (DF-007): é a única ponte de ligação entre a Asa Norte e o Lago Norte. Por ali, trafegam diariamente cerca de 80 mil veículos.

Com informações da Agência Brasília. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado