Menu
Brasília

Compra de carros de luxo é vetada após receber críticas

Câmara Legislativa do Distrito Federal voltou atrás e verba para os veículos será destinada à saúde

Marcus Eduardo Pereira

13/06/2019 6h35

julia lucyfoto : Felipe Fontinele

Lucas Valença
[email protected]

A intenção de comprar cinco carros de luxo, que seriam destinados ao deslocamento dos membros da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), foi derrubada ontem após a distrital Júlia Lucy (Novo) acionar a justiça contra a aquisição dos veículos.

O valor estimado que seria gasto era de aproximadamente R$ 450 mil gerou críticas da parlamentar que chegou a coletar assinaturas para uma carta-manifesto.

Antes de acionar o Judiciário com uma ação popular, Júlia Lucy, coletou nove assinaturas de integrantes da oposição e da base do governo contra a medida. Dentre os que assinaram estavam o líder da minoria e do governo, deputados Fábio Felix (Psol) e Cláudio Abrantes (PDT). A lista já havia sido divulgada, em primeira mão, pela coluna Do Alto da Torre. De acordo com a parlamentar, a função do legislativo vai além de fiscalizar o Poder Executivo.

“Mesmo que tenha sido uma desistência tardia, o recuo servirá de exemplo para as próximas ações”, afirmou Júlia Lucy.

Câmara vai leiloar carros antigos

A movimentação da deputada Júlia Lucy foi determinante para alertar os colegas do problema legal que poderia ser gerado caso a compra fosse concluída. “Esse argumento jurídico da vedação é muito forte”, explicou.

Questionada se a atitude poderia gerar um atrito na convivência com os correligionários, a distrital expressou tranquilidade. “Ainda estamos no período de construção, mas tenho certeza que vai ser superado”, expressou.

Por meio de nota, a Mesa Diretora da CLDF informou que a licitação e o pregão eletrônico nº 13/19 chegou a ser revogado para atender aos “anseios da população do DF”.

O documento também ressaltou que o valor que seria destinado à compra dos veículos será destinado à obtenção de medicamentos para o Instituto Hospital de Base. “Os veículos antigos serão leiloados e os valores serão também destinados à saúde do Distrito Federal”, ressaltou a diretoria da Casa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado