Menu
Brasília

Complexo Esportivo Miécimo renasce para a competição

Arquivo Geral

12/07/2007 0h00

Lá longe do centro do Rio de Janeiro, em Campo Grande, o Complexo Esportivo Miécimo da Silva ganhou fôlego novo com sua escolha como uma das sedes dos Jogos Pan-americanos. Reformada para o evento, a instalação localizada em uma área de baixa renda exibe o colorido que os Jogos querem incutir na cidade.

Como fica muito distante, um imóvel em frente exibe a placa: ‘aluga-se casa para os Jogos Pan-americanos’. Até a tarde de quarta-feira, contudo, a oferta parecia não atrair interessados porque seguia no mesmo local.

Afastado ou não, o Miécimo já saiu no lucro com a competição. Palco das disputas de futebol, squash, patinação artística e caratê, o complexo recebeu pintura, limpeza e obras de reparo nas áreas púbicas.

Como nas demais sedes, a proximidade com a data de abertura dos Jogos vai intensificando os cuidados para o acesso. Ninguém entra sem passar por uma revista feita pelos homens da Força Nacional, mas ninguém se incomoda. Faz parte do jogo.

No ginásio, a seleção brasileira de squash treina concentrada em garantir um bom resultado. Enquanto isso, uma equipe de trabalhadores vai montando outra estrutura de vidro que servirá como segunda área de jogos (as partidas são disputadas em espécies de saletas de vidro).

Com investimentos necessários menores, comparando com os milhões gastos no Complexo do Maracanã e na construção do Estádio Olímpico João Havelange, as reformas do Miécimo praticamente não despertaram polêmicas.

O orçamento oficial registra o custo de R$ 2.464.835,19 nas obras iniciadas em abril deste ano e concluídas no final do mês passado. Para deixar o local com a cara do Pan, todo o gramado do campo de futebol foi substituído, vestiários foram reformados, assim como a pista de atletismo. No ginásio, houve troca do piso de madeira, recuperação do telhado, incluindo sua impermeabilização, entre outros serviços.

Bandeiras com o símbolo pan-americano, tendas temporárias de apoio, grandes painéis identificando as modalidades em disputa no local são os indícios da festa que se espera a partir de sábado e até o final do mês.

Mas a comemoração mesmo fica para os alunos dos cursos de iniciação esportiva e os freqüentadores das atividades de recreação e lazer mantidas pela Prefeitura no local. Desta vez, eles não precisaram recorrer a inúmeros pedidos nem esperar longos períodos para conseguir os reparos necessários no local.




< !--/hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado