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Brasília

Com nova forma de cobrança, Caesb já recuperou mais de R$ 30 milhões

Desde agosto de 2018, foram encaminhados ao cartório 160.936 faturas que estavam em aberto há mais de 60 dias

Aline Rocha

15/07/2019 14h18

Foto: Agência Brasil

Da Redação
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A possibilidade de quitar as dívidas de água e esgoto pela internet ou por telefone permitiu que clientes da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) retomassem os serviços de água que estavam suspensos por falta de pagamento.

O débito pode levar, inclusive, ao protesto dos título junto ao cartório de notas. Desde agosto de 2018, foram encaminhados ao cartório 160.936 faturas que estavam em aberto há mais de 60 dias, isso equivale ao valor de R$ 98 milhões em dívidas.

Com a possibilidade de quitação ou parcelamento, foram recuperados R$ 39 milhões. Mais de 35 mil contas foram pagas à vista, o equivalente a R$ 94 milhões. São enviadas diariamente cerca de 2.700 contas de água e esgoto sem pagamento ao cartório de processos.

Com essa iniciativa, a Caesb busca reduzir a inadimplência, principalmente de faturas de baixo valor (hoje já são mais de dois milhões de contas), de até R$ 500 em aberto. Isso é equivale a 96% das faturas não quitadas junto à Companhia.

Aos clientes que têm débitos com a Companhia estão sendo enviados boletos do título protestado. Além dos valores devidos à Caesb, também devem ser quitadas as taxas de emolumentos cobradas pelo cartório, variando conforme o valor do título protestado.

Após a quitação dos débitos, caso o fornecimento de água esteja suspenso, o prazo é de 16 horas úteis para religação no ramal predial de água e de 10 horas úteis para as demais. A Caesb precisa ter acesso ao hidrômetro ou ramal predial de água para a religação. O consumidor também deve certificar-se de que todas as torneiras do imóvel estejam fechadas para que não haja desperdício no retorno da água.

O cliente pode também negociar as contas em aberto pelo site www.caesb.df.gov.br, via Autoatendimento ou pela Agência Virtual, opção Conta em Aberto, ou ainda pela Central de Atendimento, via telefone 115.

Os consumidores que desejarem ir até um dos 13 escritórios ou dos cinco postos “Na Hora” devem procurar aquele correspondente a sua localidade, lembrando que os Escritórios Regionais não recebem pagamento de contas. Para o parcelamento de débitos, o consumidor deve levar cópia e original dos documentos pessoais e dos documentos de propriedade ou posse do imóvel.

Caso o consumidor tenha dúvidas quanto à autenticidade do boleto bancário enviado pelo cartório, deve entrar em contato pelo telefone 115.

Serviço:
www.caesb.df.gov.br
Autoatendimentohttps://www.caesb.df.gov.br/autoatendimento
Agência Virtual – https://www.caesb.df.gov.br/escritorioonline/client.php

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