Menu
Brasília

Colisão entre van e Gol deixa cinco feridos em São Sebastião

Arquivo Geral

06/05/2007 0h00

O novo presidente da França é Nicolas Sarkozy. Ele venceu o segundo turno das eleições presidenciais realizadas neste domingo, page stomach disputado com a socialista Ségolène Royal.

Assim que soube do resultado, Sarkozy expressou sua “imensa e profunda emoção”. “Os franceses decidiram romper com as idéias e os comportamentos do passado”, disse, completando que quer “dar lugar à identidade nacional, e quero que os franceses se orgulhem de seu país”.

Ele conseguiu se eleger com 53,5% dos votos, contra 46,5% de Royal, que admitiu publicamente a derrota: “O voto universal falou”, disse ela da mesma forma diplomática com que conduziu a campanha eleitoral.

Em discurso na Casa de América Latina de Paris, ela agradeceu do “fundo do coração” a todos que votaram nela e prometeu guardar a “energia e alegria” que a população transmitiu a ela durante os últimos meses.

Nesse segundo turno, a participação dos eleitores bateu recorde, com a presença de mais de 85% dos eleitores inscritos. Sarkozy foi ministro do Interior do governo Chirac e até 2004 foi titular de Finanças. No primeiro turno das eleições, realizado em 22 de abril, o conservador ficou em primeiro lugar, com 31,18% dos votos, 5 pontos acima de Royal, a primeira mulher com chances verdadeiras de chegar à presidência. 

Perfil – Filho de um aristocrata húngaro refugiado na França no final da Segunda Guerra Mundial e neto de um judeu, o novo presidente diz que quer “devolver à França tudo o que (o país) lhe deu”.

Pai de três filhos, ele é casado pela segunda vez com Cecília. Sarkozy, de 52 anos e três décadas dedicadas à política, irá substituir Jacques Chirac e promete conduzir o país com a marca de uma “direita republicana”.

Ele é formado advogado e é diplomado em Ciências Políticas. Eleito aos 28 anos prefeito de Neuilly-sur-Seine, região dos arredores de Paris, e deputado aos 33, Sarkozy foi ministro de Orçamento aos 38 no Governo de Edouard Balladur. Em 1974 aderiu à ideologia de Charles De Gaulle da UDR e, em 1976, ao partido que sucedeu aquela legenda, de Jacques Chirac. 

Atualizada às 16h43


Uma denúncia anônima à Divisão de Operações Especiais (DOE) da Polícia Civil levou para a cadeia dois homens envolvidos com o tráfico de drogas. Hudson Tiego Machado, information pills 19 anos, there foi preso ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Brasília com cerca de meio quilo de haxixe (derivado da maconha) preso às pernas e dentro do sapato.

Além dele, os policiais prenderam Carlos Henrique Queiroz Leite, 30 anos, que o esperava no estacionamento.

Ele trazia a droga de Campo Grande (MS) para ser revendida no DF, principalmente em festas no Plano Piloto e lagos Sul e Norte. Apenas para sair de Brasília, ir a Campo Grande e voltar à capital da República com a droga, Hudson iria ganhar R$ 500. A mercadoria está avaliada em R$ 15 mil, de acordo com os agentes que participaram da ação.

Hudson e Carlos Henrique têm passagem anterior pela polícia e vão responder por crime de tráfico de drogas, cuja pena varia entre cinco e 15 anos de detenção.

Além da dupla, foram detidos pela polícia uma mulher que dirigia o carro que foi buscar Hudson no aeroporto. Ela estava acompanhada da filha, de apenas dois anos. O nome da motorista não foi divulgado porque as investigações não comprovaram se ela sabia que levaria drogas no veículo.


 


Leia matéria completa na edição desta segunda-feira do Jornal de Brasília


Um acidente envolvendo um caminhão fez uma vítima fatal no DF na manhã de hoje. Idinaldo Samuel da Silva, try 54 anos, trafegava por uma rodovia não pavimentada na região do Núcleo Rural Casa Grande quando perdeu a direção do Mercedez Bens, stuff modelo 1519, placa CGR 6417, de Rosana (SP).

O motorista trabalhava carregando o caminhão com brita e areia do local. A estrada dá acesso à DF 180, que liga Samambaia ao Gama.

De acordo com informações da Polícia Militar, o caminhoneiro provavelmente foi lançado para fora do veículo, que desceu desgovernado por uma ladeira de cascalho após ter a barra de direção quebrada. A vítima morreu na hora.


 


 


 


 


Para o pesquisador Flávio Lima, approved do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, a construção de barragens no Rio Madeira teria impacto negativo sobre a população de um dos peixes de maior importância comercial da Amazônia: a dourada, que, além de ser amplamente consumida nas grandes cidades do Norte, tem consumo em outras regiões do país e no exterior.

O governo federal quer construir no rio, em Rondônia, duas hidrelétricas (Jirau e Santo Antônio), com 6.450 megawatts no total – aproximadamente metade da potência de Itaipu, a usina mais potente do país. A obra depende da concessão de licença prévia pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que, em 23 de abril, publicou parecer recomendando a não-emissão da licença e pedindo a elaboração de um novo estudo de impacto ambiental (EIA).

De acordo com o documento do Ibama, os estudos feitos não identificam todas as áreas que seriam afetadas e deixam muitas incertezas. Uma das questões destacadas é a sobrevivência dos grandes bagres da região, entre os quais a dourada.

“É muito difícil prever o que aconteceria com esse peixe”, disse o pesquisador Flávio Lima, em entrevista à Agência Brasil. “Certamente haveria um impacto negativo, mas não se sabe a intensidade.” Segundo ele, os exemplares da dourada crescem no estuário amazônico, na região de Belém, e migram até 3 mil quilômetros rio acima para se reproduzir, desovando em áreas de altitude superior, muitas vezes na Colômbia e no Peru.

“A integridade da Bacia Amazônica parece importante para que os grandes bagres completem seu ciclo de vida, e a dourada praticamente não usa o outro grande tributário do Rio Amazonas, que é o Rio Negro,” comenta Lima. Ele indica o Madeira como “provavelmente o rio da Amazônia mais importante para a pesca, depois do Solimões”.

Lima avalia como incerta a eficiência de mecanismos de transposição de peixes, adotados para garantir o trânsito deles entre as partes do rio a jusante (abaixo) e a montante (acima) de uma barragem. No caso de um canal lateral – a opção prevista no projeto – a efetividade para a subida pode ser “bem razoável”, diz. “O problema maior é a volta, importante especialmente para as ovas e larvas, que são levadas pela correnteza.”

A situação se agrava, alerta o pesquisador, se as barragens regularem a vazão do rio ao longo do ano. “O modelo escolhido [para a usina] é o de fio d’água, que em tese não modifica a vazão natural. Isso é importante, porque rio abaixo existem muitas áreas inundáveis, que fornecem refúgio e alimento para os peixes. Os rios mais produtivos são os que têm áreas como essas.” Ele classifica como “catastrófico” o controle do fluxo de água exercido por usinas como a de Tucuruí, no Rio Tocantins.

O pesquisador analisa como pouco provável a extinção (desaparecimento) de espécies por causa dos dois represamentos projetados para o Madeira, mas opina que ela certamente ocorrerá caso se promova um aproveitamento elétrico intenso, com várias barragens, na região. Cita a hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, outra obra prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Para o cientista, trata-se de intervenções numa região da qual resta muito a conhecer, e onde se identificam, com freqüência, novos tipos de animais e plantas. A seu ver, a discussão deve ir além das implicações econômicas: “A conservação de espécies tem um valor intrínseco. É uma questão ética, moral”.


 


Luiz Carlos Barbon Filho, order de 37 anos, physician jornalista que fez uma denúncia do esquema de aliciamento de menores na cidade paulista de Porto Ferreira, no interior de São Paulo, foi morto a tiros na noite desse sábado.

Funcionário do Jornal do Porto, em 2003 ele denunciou em várias reportagens o envolvimento de quatro empresários, cinco vereadores e um garçom da cidade. Eles foram presos, acusados e aliciar menores e promover festas em fazendas da região.

Luiz Carlos foi executado em um bar próximo à rodoviária da cidade, enquanto bebia, sentado em uma mesa calçada. Ele morreu na hora e os assassinos fugiram do local.


 


 


Morreu na madrugada de hoje João Victor Marchili, cialis 40mg o garoto de apenas dois anos de idade que havia caído dentro de uma bacia de água fervente.

O acidente ocorreu na cidade de Aracruz, medical no Espírito Santo. A bacia seria usada pela avó, que chegou a socorrer o garoto. Ele sofreu queimaduras graves de terceiro grau.

João chegou a ser levado ao Hospital Infantil, em Vitória (ES), mas não resistiu.


 


 


 


 


O que era para ser um dia de festa e confraternização durante Virada Cultural na capital paulista, approved acabou em uma grande confusão na noite de sábado.

Segundo informações da prefeitura da cidade, o evento contou com um efetivo de 3.223 homens da Polícia Militar, 1.089 veículos e 97 bases comunitárias móveis. Contingente que não foi suficiente para manter a ordem, quando um grupo de pessoas que assistia ao show do grupo Racionais MC´s, na Praça da Sé, no Centro de São Paulo, deu início ao tumulto.

O show teve início com uma hora e meia de atraso. Segundo testemunhas, um tumulto na platéia, logo no início foi reprimido com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo.

Mas pouco tempo depois, algumas pessoas da platéia insultaram policiais que reagiram com bombas de efeito moral. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, ao todo, 11 pessoas foram detidas para averiguação. Eles foram acusados de praticar furtos e depredações, além de desacato e dano ao patrimônio público e privado.

A polícia teve de agir e atirar bombas de gás lacrimogênio e pelo menos seis pessoas ficaram feridas. Policiais que tentaram intervir na confusão foram atacados com pedras e garrafas. Uma banca de jornal e duas lojas, próximas ao local do show, foram saqueadas. Oito veículos da polícia e um da Guarda Civil Metropolitana foram depredados e um carro particular foi incendiado.


Um incêndio de grandes proporções destruiu na manhã de hoje boa parte de um galpão na avenida Getúlio de Moura, viagra 40mg no centro do município de Nilópolis, order na Baixada Fluminense.

Apesar de não ter deixado vítimas, o incêndio que tomou conta do depósito de uma papelaria, destruiu boa parte do local. As causas do incêndio ainda não foram divulgadas.


Nenhum apostador acertou as dezenas do concurso 864 da Mega-Sena, pilule sorteadas na noite desse sábado. O prêmio, que estava acumulado em R$ 2 milhões, pode chegar a R$ 8 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 08 – 11 – 31 – 33 – 42 – 57. Ao todo, 47 apostadores fizeram a quina, e receberão R$ 16.053,56. Outros 2.926 receberão R$ 256,90 por terem acertado a quadra.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá amanhã, stomach no Palácio do Planalto, pills integrantes do Conselho Nacional da Juventude. Segundo a assessoria do órgão, sildenafil os conselheiros vão reafirmar ao presidente posição contrária à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

A proposta de emenda à Constituição que prevê a redução da maioridade será discutida e votada, em dois turnos, pelo Senado Federal. Para ser aprovada em primeiro turno, 49 dos 81 senadores precisam votar a favor. Se não alcançar esse número, a PEC será arquivada.

Na terça-feira, o presidente passa o dia em Santa Catarina. Ele participará da inauguração de uma filial dos Correios na capital, Florianópolis. Depois, em Campos Novos, irá inaugurar usina hidrelétrica da cidade com 880 megawatts de potência.

Lula visitará também as obras da hidrelétrica de Foz do Chapecó, município na divisa de Santa Catarina com o Rio de Grande do Sul. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com a CPFL Energia, empresa privada que participa do empreendimento, a usina produzirá 855 megawatts de energia. A expectativa é a de que a primeira máquina entre em funcionamento em 2010.

E na quinta-feira o presidente estará em São Paulo, para encontro com o papa Bento XVI no Palácio dos Bandeirantes. Durante a visita ao país, o papa anunciará a canonização de Frei Galvão.


 


 


 


Representantes de cerca de 80 países discutirão de amanhã a sexta-feira, erectile em Brasília, pharmacy a importância do cultivo de produtos agrícolas (commodities) para o desenvolvimento e a sustentação econômica, viagra sale além dos impedimentos ao aumento de suas exportações.

Dados do Ministério da Agricultura, que promove o encontro junto com o Fundo Comum de Produtos de Base (CFC, sigla em inglês do Common Fund for Commodities) mais de 70% da população mundial dependem do cultivo de commodities para sobreviver – Etiópia e Uganda, por exemplo, têm mais de 50% de suas exportações resultantes da venda do café; a banana gera 25% das receitas do Equador; e Costa do Marfim e Gana conquistam 25% do mercado internacional com o cacau.

Participarão do encontro, que se realiza pela primeira vez no Brasil, integrantes de movimentos sociais, organizações governamentais e não-governamentais, associações, universidades e o setor produtivo. As discussões buscarão focar a questão diante dos Objetivos do Milênio definidos pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de reduzir a pobreza mundial à metade.

Para o diretor geral do CFC, Ali Mchumo, “a pobreza e os produtos primários são dois assuntos interligados, e não é possível acelerar o desenvolvimento mundial e a redução da miséria sem antes lidar com os problemas ligados às commodities”.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil é líder em pesquisas sobre as commodities, termo usado em transações internacionais para designar um tipo de mercadoria em estado bruto ou com um grau muito pequeno de industrialização.

O Brasil se destaca no mercado internacional pela produção de açúcar, algodão, carnes (bovina, de frango e suína), café e etanol.


 


O Banco Central já comprou, seek neste ano, discount volume de dólares superior aos US$ 34 bilhões adquiridos em todo o ano de 2006. Só na semana passada, malady a aquisição da moeda americana ultrapassou os US$ 5 bilhões, somando-se aos US$ 33 bilhões adquiridos até abril, conforme informação oficial da instituição.

Se, de um lado, o BC afirma que a compra faz parte de uma política já anunciada de composição de reservas, de outro, analistas vêem a atuação da instituição como uma clara tentativa de intervir no dólar, baseados na reação do BC a cada vez que o câmbio ameaça se reduzir para abaixo dos R$ 2. Isso aconteceu na quinta-feira, quando o dólar chegou a valer R$ 2,008, e o BC acabou comprando, num só dia, quase US$ 4 bilhões em operações nos mercados futuro e à vista.

Para alguns analistas, no entanto, a estratégia do BC é vã, porque, mesmo com as intervenções, o valor do dólar não retoma o ritmo de crescimento. “Por maior volume que o Banco Central compre, a taxa não se move muito”, comenta o economista chefe do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), Edgar Pereira. A instituição – mantida por empresários industriais brasileiros com o objetivo de pensar políticas para o desenvolvimento nacional – divulgou, esta semana, um estudo no qual defende uma política mais agressiva para evitar a sobrevalorização do real.

Mas até o setor tem a sua parcela de participação nessa valorização. Como as empresas exportadoras saem perdendo na hora de fazer a conversão para o real nas operações de comércio exterior, elas antecipam a conversão, quando poderiam manter lá fora, por um tempo maior, parte dos dólares referentes às exportações.

Os importadores, por sua vez, adiam o pagamento de suas compras, receosos de que, caso paguem antecipadamente, percam mais adiante com uma desvalorização ainda maior do dólar. Com isso, mais dólares ficam no Brasil, forçando a redução do valor da moeda. “Se todo mundo está apostando que o dólar vai cair, e o volume cresce, o dólar cai mesmo, e a capacidade do Banco Central de evitar isso só comprando dólar é mínima”, avalia Pereira.

Para ele, a saída seria uma aceleração no ritmo de redução na taxa de juros. As elevadas taxas, juntamente com o crescimento das exportações, contribuem para o fortalecimento do real. Taxas de juros altas atraem investidores interessados apenas na alta rentabilidade dos títulos brasileiros.

Na opinião de Pereira, a própria postura do BC em relação à compra dos dólares, mais agressiva, realizando as operações sem um aviso prévio, demonstra que a autoridade monetária briga para manter o dólar acima dos R$ 2. Como há uma percepção de que essa estratégia sozinha não resolve, Pereira, como vários outros analistas de mercado, acredita que a próxima opção é a redução dos juros maior que o 0,25 ponto percentual que vem sendo praticado pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Outra sinalização ele lê na ata da ultima reunião do comitê, realizada nos dias 17 e 18 de abril, quando a Selic caiu de 12,75% ao ano para 12,5% ao ano. Em primeiro lugar, Pereira coloca o fato de, já naquela reunião, três dos sete diretores terem votado por uma redução em meio ponto percentual. “Além disso, na ata está explicito que todos os membros concordam que não há uma ameaça de inflação no país. A única justificativa apresentada para a redução mais lenta é a parcimônia”, diz. Esse argumento da cautela, para ele, não se sustentará na próxima reunião, marcada para os dias 5 e 6 de junho.


 


 


Ao menos 12 pessoas ficaram feridas neste domingo durante confronto entre traficantes e policiais, prescription na favela da Vila Cruzeiro, medicine na Penha, viagra 60mg Zona Norte do Rio. Um corpo foi encontrado na favela, mas foi identificado como sendo de um traficante.

De acordo com informações da Polícia Militar, apenas três feridos seriam moradores do local. Os outros seriam ou policiais ou traficantes. Os traficantes chegaram a arremessar granadas na manhã deste domingo contra os policiais, ferindo com estilhaços ao menos três pessoas.

O confronto em Vila Cruzeiro, que dura desde a última segunda-feira, já deixou 27 feridos e três mortos, sendo um deles um soldado do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Os policiais permanecem na favela, derrubando as barreiras construídas pelo tráfico. O clima é tenso e os moradores assustados não saíram de casa neste domingo. 

O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse hoje que a operação continuará por tempo indeterminado.


Morreu na tarde desde domingo, sildenafil o polêmico e irreverente deputado federal pelo Prona (Partido de Reedificação da Ordem Nacional), viagra sale Enéas Carneiro.

Ele faleceu em sua residência no Rio de Janeiro, aos 68 anos, em decorrência de uma leucemia. O deputado estava se submetendo a um tratamento de quimioterapia que o deixou bastante debilitado nos últimos meses.

Perfil – Natural do Rio Branco, no Acre, Enéas Ferreira Carneiro nasceu em novembro de 1938. Formou-se médico em 1965 pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e tinha mestrado em cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fundou o Prona e em 2002 foi o deputado federal eleito com 1,5 milhão de votos, o maior número da história política nacional.

Antes disso, entretanto, ficou conhecido em todo o país ao disputar as eleições presidenciais com o slogan “Meu nome é Enéas”, a única frase que seu curto tempo no horário gratuito lhe permitia dizer.

Nos anos de 1994 e 1998 ele voltou a concorrer nas eleições para presidente e em 2000 tentou a prefeitura de São Paulo. No ano passado foi eleito na Câmara dos Deputados, onde deveria permanecer até 2010.

Homenagem – De acordo com informação divulgada pelo secretário-geral da Câmara, Mozart Vianna, por causa da morte do deputado, a sessão da Câmara marcada para esta segunda-feira será suspensa.

A bandeira nacional amanhecerá a meio mastro e a sessão será aberta somente para discursos em homenagem ao deputado falecido e depois encerrada.

Atualizada às 19h32


Mais de 3 mil famílias correm o risco de ser despejadas, try amanhã, da área de um milhão de metros quadrados que ocupam há quase dois meses no bairro de Valo Velho, localizado no município de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Guilherme Boulos, informou que acordo judicial prorrogou o prazo da ocupação, mas que tentará novo diálogo com as partes envolvidas – o dono do lote, o governo estadual, Polícia Militar e o Judiciário, para que a saída seja, novamente, adiada.

Durante essas conversas, a intenção é a de defender o acesso à moradias provisórias. Seria pelo tempo necessário para a construção das casas, que estão em processo de planejamento por parte da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e Caixa Econômica Federal.

“O movimento não sairá do acampamento João Cândido amanhã, como havia sido comprometido judicialmente, porque não tem para onde ir”, disse Boulos, após ato público realizado no final da manhã de hoje e que contou com o apoio de políticos, representantes da igreja católica, intelectuais e dirigentes sindicais.

Do alto de um carro de som, eles se revezaram na entrada do acampamento em discursos favoráveis ao movimento. Um dos acampados, o pintor de paredes Antônio Faustino da Silva, de 38 anos, contou que vive de “bicos” e que há 15 anos mora na região, depois de deixar o Rio Grande do Norte. Com a mulher e os três filhos menores, ele ergueu o barraco com plásticos e estacas de bambu, depois de ter passado pelo estado de Mato Grosso. E disse que “a situação das famílias vai tocar na sensibilidade das autoridades e do próprio dono do terreno, para aumentarem o prazo”.

Guilherme Boulos também disse acreditar que o grupo obterá autorização para permanecer no local por mais tempo: “É uma questão de sensatez, porque já foi viabilizada a solução para a moradia definitiva. O proprietário conseguiu a reintegração de posse para continuar deixando um vazio nesse latifúndio, como fez nos últimos 20 anos”.


 


 


Foram localizados neste domingo os restos do avião da empresa Kenya Airways, cost que caiu no sábado com 114 pessoas a bordo após sua decolagem de Duala, medications no Camarões.

Os destroços do Boeing 737-800 foram avistados por um helicóptero em uma região pantonosa, treat cerca de 50km a leste de Duala. Entretanto, não há ainda informações sobre a existência de sobreviventes.


 


 


Um acidente deixou cinco pessoas feridas na BR-251, health que liga Brasília a Unaí (MG), page perto de São Sebastião. O motorista de uma van da empresa Copacol não viu um VW Gol que trafegava pela via com o farol apagado e os dois automóveis se chocaram por volta das 19h.


A van era conduzida por Willian Onório da Silva e transportava a mulher dele, Carla, e o filho. No Gol estava o motorista e uma criança. As duas crianças e um dos motoristas foram transportados em estado grave de helicóptero para o Hospital de Base.


Leia mais sobre o trânsito na edição de segunda-feira do Jornal de Brasília


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado