Menu
Brasília

Clean Up Day recolhe 183 kg de lixo do Lago Paranoá neste sábado (22)

Ao longo dos quatro anos de projeto, mais de duas toneladas de lixo já foram retiradas

Willian Matos

22/06/2019 16h12

Foto: Divulgação/R2 Produções

Da redação
[email protected]

A quarta edição do Clean Up Day retirou 183 kg de lixo do Lago Paranoá, na altura da Orla da Concha Acústica, neste sábado (22). Latas e garrafas de cerveja, bonés, gravatas, chapéus, sandálias e acessórios são alguns dos objetos encontrados.

Itens inusitados também foram retirado nos mergulhos. Objetos como notebook, viseira de capacete, acessórios de narguilé e um ferro de passar roupas estavam poluindo o Lago.

Diversos itens são encontrados no fundo do Lago Paranoá. Foto: Divulgação/R2 Produções

O diretor de sustentabilidade do Na Praia, Francisco Nilson chama atenção para a incidência de lixo originário de pessoas que usam o Lago como um local de diversão: “É contraditório você poluir o lugar que você encontra amigos, passeia com a família e se diverte. Temos que mudar essa cultura”.

Em quatro anos, mais de duas toneladas de lixo foram retiradas do Lago. Foto: Divulgação/R2 Produções

A 4ª edição do Clean Up Day mobilizou 80 mergulhadores na missão de limpeza e atingiu a marca de mais de duas toneladas de lixo recolhida, no acumulado dos quatro anos. “Ainda assim, o que mais encontramos são latas de bebidas, garrafas e embalagens plásticas. Infelizmente isso só vai mudar quando as pessoas jogarem o lixo no lixo”, alerta Nilson.

Na Praia Sustentável

O Na Praia terá início oficialmente na sexta-feira (28). O evento segue planejamento de sustentabilidade, de acordo com os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), sendo reconhecido internacionalmente como um evento Lixo Zero. O complexo montado na Concha Acústica com 33 mil m² é entregue totalmente limpo após as festividades. O projeto arquitetônico inclui o reaproveitamento e a economia de 1 milhão de litros de água e o reuso de mais de 20 toneladas de material de construção.

Entre as iniciativas que merecem destaque estão a captação de alimentos para doação, nesta edição espera-se arrecadar mantimentos para preparar 750 mil refeições, distribuídas em mais de 217 entidades; a adoção de copos retornáveis ao longo de três edições significará mais de 3 milhões de copos descartáveis plásticos evitados; além da substituição dos papéis toalhas por secadores elétricos e adoção de papeis higiênicos hidrossolúveis, que reduziu o consumo de mais de 5 toneladas de papel.

Edição comemorativa

Em clima de aniversário, o Na Praia 2019 convida o público para sensações pulsantes e vivas! A temporada do ano mais esperada do ano se aproxima com experiências intensas na edição comemorativa “Na Praia 5 anos: Memórias e Sensações”. O México vai desembarcar no parque temático, de 28 de junho a 08 de setembro em Brasília. A expectativa da organização é alcançar um público de 300 mil pessoas em 2019, sendo 10% de turistas. A ambientação vai retratar as civilizações, a cultura pop e a alegria do povo mexicano. Um convite para uma jornada na cultura milenar do país, abordando períodos históricos dos Maia e Azteca, Pré-Hispânico, Colonial e Contemporâneo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado